29 de jul. de 2009

JOÃO EMÍLIO, do E. C. Estrela é homenageado na Rural AM



O dia 19 de julho é o Dia do Futebol, mas o dia 25 de julho de 2009 dificilmente será esquecido pelo ipiranguense João da Silva Alves, o "seo" João Emílio - um dos fundadores do tradicional Esporte Clube Estrela, em 10 de julho de 1965.
E quem é que não conhece ou não jogou no Estrela, que eu carinhosamente passei a chamar de "Azulão do Centro-Oeste".
No sábado, 25, João Emílio foi um dos convidados do nosso programa "Tocando de Primeira" na rádio Rural AM, na edição 833.
Ao lado do professor Itamar Tagliari e do desportista Pedro Cordeiro, do professor Maurício Fabri e do esportista Joel Carneiro, ele relembrou um pouco a história do futebol em Campo Mourão e da fase romântica desse esporte que é a paixão número um dos brasileiros.
Mas, o que João Emílio não sabia é que aos 70 anos, ele receberia a primeira homenagem da sua vida: o troféu Tocando de Primeira - produzido por Troféus Coelho- como a mais nova celebridade do esporte mourãoense, por uma vida dedicada voluntariamente ao futebol. "Que programação, eu sempre ouço as pessoas sendo homenageadas mas não esperava que hoje fosse o meu dia e a minha vez, eu jamais vou esquecer o programa de hoje e essa homenagem com direito a troféu e muito carinho", disse João Emílio.
Confesso que há muito esperava uma oportunidade para prestar esta merecida homenagem a uma figura querida e ímpar que, após sete décadas de vida ainda sonha em ter um campo e um pouco de apoio para ensinar futebol a garotada. Só isso.
Viva o João Emílio, sua história se confunde com a do futebol mourãoense.
E por falar em história, extraindo dos livros do Pedro da Veiga e da dupla Basílio Lídio e Félix Santiago, vamos tentar fazer uma breve cronologia do futebol mourãoense, com o risco de deixar algumas equipes e fatos de fora.
- Entre 1950 e 60, onde é o teatro Laminadora dos Matias.
- Campo de futebol do Botafogo FC piazada jogava pelada
- 1952 – 15 DE ABRIL Ass. Esportiva CM (reunião realizada na Soc Operário e Beneficente 1, maio). Uniforme verde, verm e bc o – simbolizando as várias fases do café, do florescer até o a madurecimento. Era o Trator dos cafezais.
- Nessa época nasceu o Grêmio Esportivo Operário e até 54 eram ferrenhos rivais nas pugnas domin gueiras na praça 10 de outubro (hoje Get Vargas).
- 1954 extinta o Grêmio Operário e Associação; surgem, Ouro Verde e União (Romeu Marczin ski), União Operário em 1 de mauio 1954 até 10 outubro 1958. Na foto ao lado, o professor Itamar entregando ao vivo a João Emílio o troféu Tocando de Primeira.
- 1961 Fim do União Operário e surgiu o Iguaçu Futebol Clube.
- 1963 União Mourãoense
- Da fusão de União Opérário/Iguaçu nasceu em 10 out 1964 a AERM – Assoc Esp Recreativa Mourãoense com apoio do pref Milton Luiz Pereira. Jogo no WD em Mgá.
- Inicio dos anos 60 Arami Meyer Costa e Artur Kunioshi implantou o futebol sete – suíço, no DER.
Na foto abaixo, este blogueiro com a mais nova Celebridade do rádio mourãoense ed uma paixão em comum: o verdão do Palestra Itália.

- 1962 Liga Regional de Futebol em CM adquirida na Oswaldo Wronskip torneio famoso em 1969 no estádio.
EQUIPES que surgiram (algumas pioneiras):
- 27 Fev 1965 E C Canarinho
- 14 de julho 1965 E. C. Estrela.
- 29 agosto 1965 DER FUt. Regatas
- 19 nov 1968 SP Futebol Clube, antigo Clube Atlético Mourãoense;
- 1970 Clube Atlético Municipal, do seu Haroldo Gonçalves Netto.
- 1970 Mourãoense; em 1976 contra Coritiba 0x0 no RB, jogo da loteria.
- 1978 jogo contra Milionários de Garrincha e Cia, no estádio RB.
- 1989 Sport com Manoel e Cia, após uma parada de 13 anos.
- E mais recentemente o surgimento em Campo Miurão da ADAP que foi vice-campeã paranaense e a volta do Sport Club Campo Mourão na segunda divisão.

Itamar, Joel, Pedro, João Emílio e Maurício: sábado inesquecível.

O Tocando de Primeira na Rural AM tem o oferecimento do Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Paraná Supermercados, Cartório do Valdemar, Topocamp, Ótica Visolux, Super Fiorela e também de Troféus e Brindes Coelho. Tocando de Primeira - Um golaço no rádio brasileiro, aos sábados das 11 às 13 horas na rádio Rural AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário