19 de jul. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO:Carlos Koch


Carlos Antonio Izidoro Kock, o professor "Carlão" é o homenageado deste 19 de julho de 2009 na ENTREVISTA DE DOMINGO. Peabiruense de nascimento, mourãoense desde 1968, Carlos Koch era "Carlinhos" quando criança e quando começou a crescer passou a ser "Carlão" no esporte. Formado em Educação Física tem uma gratidão ao professor Itamar Tagliari e aos seus pais, que o apoiaram muito para que concluisse o curso na UEM.
Poucos sabem, mas Carlão batalhou muito para chegar aonde está e ser um profissional de sucesso. Antes de ingressar na faculdade foi entregador de jornal, vendedor de pipoca e funileiro. Depois foi auxiliar técnico de atletismo e voleibol, monitor de academia de ginástica, professor no Colégio Santa Cruz, coordenador de Educação Física no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, diretor Técnico e diretor de Eventos da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam). Durante 17 anos foi funcionário da Coamo/Arcam na área de Esportes e Recreação. É professor da rede estadual desde 1986, tendo passado pela maioria dos colégios de Campo Mourão: iniciou em Luiziana e atualmente leciona no Colégio Darcy Costa e no Cense - Centro de Socioeducação de Campo Mourão com alunos privados de liberdade, além de ser professor no Curso de Educação Física na Faculdade Integrado.
Uma ótima leitura deste bom exemplo da celebridade Carlos Kock, ou simplesmente, "Carlão".
Quem é Carlos Antonio Izidoro Koch?
Nasci no dia 13/06/1962 em Peabirú. O Nome Carlos (do meu Pai) Antonio (pelo dia de Santo Antonio) Izidoro (nome do meu Avô paterno – in memórian). Sou filho de Carlos Izidoro Koch (também conhecido por Carlito) e Érika Maria Koch. Tenho 2 irmãos Ingrid e Ricardo (mora em Santa Catarina).
Carlos Kock, com os pais e irmãos
Sou casado com Rosangela Maria Pombo Koch (professora de Educação Física e ex-atleta de basquete e volei) e pai do Fabrício (cursando Ciência da Computação na Federal em Curitiba, ex-atleta de basquetebol) e da Paola (cursando o ensino médio, atleta de basquetebol e ex-atleta de tenis de mesa, modalidade em que foi tri-campeã dos Jogos da Juventude por equipe). Moro em Campo Mourão desde 1968. Meu apelido na família era Carlinhos, depois comecei a crescer e no esporte virei Carlão.
Onde estudou e iniciou sua vida profissional, e em área atua hoje?
Estudei até a 5ª série no Colégio Marechal Rondon e a partir da 6ª série no Colégio Estadual até finalizar o ensino médio em 1979. Iniciei o Curso de Educação Física na UEM em 1980, ia para Maringá todos os dias com um saudoso grupo (Itamar Tagliari, Silvana Casali, Ivanor Sartor e Chacarowski – este de Eng. Beltrão), parei em 1981 para servir o exército (fui com a intenção de ficar, mas desisti), retornei em 1982 e continuei o curso na UEM que conclui em 1984. Depois fiz especialização em Londrina na área de Voleibol.
Gostaria de ressaltar que quando iniciei o curso de Educação Física, aliás, só pude iniciar porque o Itamar Tagliari me arrumou um emprego no antigo Departamento de Esportes na Prefeitura, o que, juntamente com a ajuda dos meus pais me possibilitou pagar as despesas de viagem e a faculdade que não era gratuita naquela época.
O que o Senhor faz hoje profissionalmente?
Já fui entregador de jornal, vendedor de pipoca e funileiro antes de ingressar na faculdade. Depois fui auxiliar técnico de atletismo e voleibol, monitor de academia de ginástica, professor no Colégio Santa Cruz, Coordenador de Educação Física no NRE de Campo Mourão, Diretor Técnico e de Eventos da Fundação de Esportes de Campo Mourão, durante 17 anos funcionário da Coamo na área de esportes e recreação e professor da rede estadual desde 1986, passando pela maioria dos colégios de Campo Mourão, tendo iniciado em Luiziana e atualmente leciono no Colégio Darcy Costa e no Cense - Centro de Socioeducação de Campo Mourão com alunos privados de liberdade e também sou professor da Faculdade Integrado no Curso de Educação Física.
Como foi o início e sua atuação no esporte? E como dirigente?
Iniciei a prática de esportes incentivado pelo meu Pai, meu Avô paterno (in memórian) e meu irmão, um verdadeiro apaixonado pelo esporte, acordava com ele ouvindo o programa de esportes do Fiori Giglioti no rádio. - Fiori Giglioti foi um dos maiores narradores esportivos de todos os tempos no futebol brasileiro.
Em competições iniciei no atletismo e minha primeira competição foi nos Jogos Estudantis em 1977 em Curitiba no salto triplo e distância (foto abaixo) . Continuei treinando atletismo e também jogava vôlei, basquete e handebol.
Depois passei a treinar voleibol e continuava competindo também no atletismo e nas demais modalidades, inclusive tênis, que conheci através da minha mulher e passei a jogar incentivado pelo seo Carlos Matsura, ex-presidente da Arcam e que implantou o tênis na Arcam.
No período em que trabalhei na Coamo, juntamente com o professor Gilmar Fuzeto e a professora Silvana Casali, sempre defendi as cores da empresa e da Arcam nos TIC (Torneio Inter-Cooperativas - na foto abaixo em 1983, ao lado do atleta Jorginho), Jogos da Amizade, Jogos Interclubes e Campeonatos Citadinos de várias modalidades.
Também auxiliei na criação da Copa Coamo de Futebol Suíço, Festival Hawaiano, Projeto Futuro, Manual de Ginástica Laboral, Arcam Open de Tênis, dentre vários outros projetos. A partir de 1993 deixei de competir pelas seleções principais do município de Campo Mourão e assumi como diretor Técnico da Fecam até 1996, período em que criamos o Projeto Empresa no Esporte, juntamente com então secretário Getulinho Ferrari e o professor Jair Grasso (foto ao lado), projeto este que perdura até hoje. De 2001 a 2004 fui diretor de Eventos também da Fecam, quando criamos o Projeto da Terceira Idade, a Maratona de Truco, os Jogos Universitários, a Prova Rústica São José, o Clube do Automóvel Antigo e reativamos os Jogos Primários, também com o professor Jair Grasso, o Renato Arruda e o Getulinho como secretário de Esportes e vice-prefeito. Na foto acima, duas celebridades: Carlão e o maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.
Qual é seu esporte preferido, time do coração e o maior ídolo desse time?
Meu esporte preferido é o voleibol, tinha como ídolo o jogador Renan, mas gosto de assistir e acompanhar todos os esportes, principalmente os jogos de basquete da NBA (gostava do Michael Jordan jogando) e jogos de tênis (gostava de ver o Guga).
Resolvi torcer pelo Santos em 1968 quando descobri que minha tia e madrinha Margarida (in memorian) também era torcedora do Santos. Considero Pelé o maior ídolo, não só do Santos, mas de todos os tempos no Brasil.
O que o senhor ainda não fez, que gostaria de fazer?
Assistir uma Olimpíada e construir um centro de treinamento para diversas modalidades esportivas com refeitório, alojamento e várias quadras, campos, piscinas e salas para a iniciação esportiva. E correr de Peabiru a Campo Mourão, como meu pai fazia na década de 50 e 60 - nós vínhamos de ônibus para Campo Mourão e ele vinha correndo.
Carlão ao lado da esposa Rosângela, em torneio de volei misto em 1987
O nosso esporte conquistou avanços nas últimas gestões municipais?
Além de títulos em diversas modalidades e de uma melhoria no nível técnico dos nossos atletas e equipes, Campo Mourão firmou-se e destacou-se como um dos municípios com tradição na sediação de competições.
E hoje, como está o esporte mourãoense?
A Lei de Incentivo ao Esporte está ajudando bastante e as empresas têm contribuído também. Gostaria de ver Campo Mourão novamente sediando competições importantes, mas parece que agora estamos pleiteando a final dos Jogos da Juventude. Isso motiva os iniciantes e a própria população a participar e incentivar.
Como foi a sua experiência como Vereador? Quais os legados que o senhor pode partilhar com os leitores do BLOG?
Valeu pelas amizades conquistadas e principalmente, as oportunidades de conhecer as pessoas e seus interesses e intenções. Considero um mandato de vereador ou qualquer outro cargo político, uma lição de vida, de relações humanas, e põe à prova os seus princípios éticos e valores humanos.
Gosto da frase que diz “se quer conhecer verdadeiramente uma pessoa, dê a ela o poder ou um cargo” e outra que diz “se quer o compromisso de uma pessoa dê a palavra a ela”, pois, quando assumimos um cargo ou temos a palavra, fazemos ou falamos coisas que em condições normais não faríamos e é por isso que a minha maior preocupação foi a de participar do processo político sem me deixar influenciar negativamente por ele, não sei se consegui, até porque quem tem que responder são as pessoas que conviveram e convivem comigo.
Quero aproveitar e agradecer às pessoas que me auxiliaram a chegar a exercer este mandato, desde o Getúlio que me deu o empurrãozinho inicial, passando pelo Renato Arruda, que na época abriu mão de ser candidato para me apoiar, e tanto os eleitores, como as pessoas ligadas ou não ao PPS (partido muito organizado). E um agradecimento especial à Roberta que me assessorou quando fui vereador com uma dedicação, fidelidade, honestidade e companheirismo incríveis.
Mas, no momento não tenho intenção de concorrer a um cargo eletivo.
Caso fosse secretário de Esportes, quais seriam seus projetos?
Com certeza, daria ênfase e apoio total e irrestrito à iniciação esportiva como forma de colaborar não apenas com o surgimento de novos talentos, mas também e principalmente, para contribuir na formação dos futuros cidadãos mourãoenses, pois, o que sou e o que tenho hoje devo em grande parte ao esporte. Então, nada mais justo do que poder proporcionar estas oportunidades para crianças e jovens e evitar que enveredem para caminhos não tão saudáveis quanto o esporte praticado de forma sadia e organizada, seja para a competição ou para o lazer.
Ética em uma frase é...... Agir de forma legal, racional e moralmente correta, sem menosprezar os sentimentos e as emoções.
Ser mourãoense é... Como fazer parte de uma família de mais de 80 mil integrantes e saber respeitar as diferenças.
Política é...... É a arte de negociar, nós somos políticos em todas as nossas ações e decisões, desde que nascemos. Porém, a política partidária é um mal necessário cuja diferença entre o bom e o mau uso é semelhante ao do veneno e do remédio. O segredo está em saber a dose certa, o equilíbrio e a correta aplicação e utilização em prol da maioria, por parte daqueles que detêm os mandatos.
A gestão do prefeito Tureck é... Carismática.
A professora Rosângela Koch é ....
Tudo na minha vida.
Um exemplo de esposa, mãe e profissional dedicada.
Uma pessoa comprometida e
responsável em tudo o que faz.
É minha eterna namorada, meu porto seguro, minha conselheira fiel, minha paixão.
Não consigo imaginar minha vida sem ela.
Nas fotos dois momentos
da sua esposa e professora,
em duas épocas diferentes: imagens pra ficar ma história.
A educação física nas escolas é.. Quando corretamente aplicada, uma forma de oportunizar experiências aos nossos alunos que possibilitem a eles uma formação completa, auxiliando-os nas tomadas de decisões e na capacidade crítica e reflexiva de agir em prol de uma melhor qualidade de vida e também uma forma de despertar o gosto pela prática esportiva ou de uma atividade física, seja para a competição ou para o lazer.
O que o senhor mais gosta em Campo Mourão?
Poder correr ou fazer caminhada pelas suas ruas e encontrar vários amigos e conhecidos.
Até o final da gestão do Tureck, CM terá um novo ginásio?
Acho muito difícil, mas acredito que sim, pois a Karla (atual Secretária de Esportes) está com boas intenções, bem assessorada e tem o respaldo político necessário para tal.
Poderia partilhar alguns fatos que já viveu como atleta e dirigente?
No intervalo de um jogo
, fiquei preso no banheiro do vestiário do ginasinho JK e tive que pular para o outro lado para poder sair em tempo de continuar jogando.
Quando competia no atletismo, eu e o Jorge José dos Santos – Jorginho (in memorian) pedíamos para os árbitros nos colocarem separados na ordem de chamada para os saltos para dar tempo de usarmos o mesmo e único par de sapatilhas que tínhamos na época.
Na Fase Final dos Jogos da Juventude em 1994, enquanto dirigente, fazíamos a final do Voleibol masculino contra Maringá (com o Giba e companhia) e eu invadi a quadra do Ginásio da Vila Urupês para reclamar da arbitragem com minha filha Paola no colo e de fralda na mão, mas não resolveu e fomos vice-campeões.
Nos Jogos Abertos do Paraná em Ponta Grossa, 1994, estávamos assistindo um jogo de handebol antes do nosso, quando uma atleta caiu, bateu a cabeça e perdeu os sentidos, como não havia ambulância no local, nós levamos a atleta para o hospital com a Kombi da Fecam e o Gringo (Nestor – Massagista) fazendo respiração boca-a-boca na atleta, o que permitiu a ela resistir até receber atendimento médico. O Gringo (foto abaixo) salvou a vida daquela atleta.
Nestor "Gringo" Hernandes, na foto com esposa Lurdes, professores Ismar, Silvana e Rosângela, na homenagem emocionante que reebeu no "Tocando de Primeira".
Cite três personalidades esportivas de CM? E quem é destaque hoje?
Desculpe-me Ilivaldo, mas seria injusto citar apenas três e
e eu tenho a minha relação:
Rosangela Koch, Silvana Casali,
Itamar Tagliari, Gilmar Fuzeto e Jair Grasso, foram os cinco profissionais com os quais eu tive maior contato na minha vida e, cada um a sua maneira, contribuíram muito na minha formação pessoal e profissional.
Como destaque, eu cito o Edson “China” Hirata, pelo trabalho desenvolvido no basquete. Na foto, Silvana e Rosângela - duas das cinco celebridades citadas pelo Carlão.
Cite três personalidades mourãoenses?
Meu Pai
, pela história de vida, cultura, paciência, bondade, persistência, desprendimento e humildade. Dona Jacira pelo trabalho com as crianças que ela cuida. Maria da Conceição Montans Baher, pelo empreendedorismo, por acreditar em Campo Mourão, mas principalmente por investir na Educação e muitas outras áreas.
Cite três políticos de destaque...
Rubens Bueno
pelo dinamismo e dom da oratória. Tauillo Tezzeli por ser um dos poucos políticos preocupados em ser um bom administrador. Tancredo Neves pelo que significou naquele momento da política brasileira.
A Campo Mourão do presente é ...
Acolhedora, com boa qualidade de vida e boas perspectivas.
A Campo Mourão do futuro será !!!!
Aquela que nós quisermos, depende de nós mourãoenses o futuro que queremos para a nossa cidade, e não devemos preparar Campo Mourão para as próximas gerações, mas sim, preparar as próximas gerações para cuidarem bem, não somente de Campo Mourão como de todos os lugares e do mundo em geral.
Qual foi o melhor time que o senhor já viu jogar em CM ?
Lori, Beline Fuzeto, Carlão Tagliari, Itamar Tagliari e Ione Sartor (equipe do antigo “futebol de salão” da saudosa cancha dos Tagliari).
Até parece que o Carlão Koch sabia que eu tinha esta foto dos JAP`s 1973 em Maringá, justamente reunindo Beline, Ione, Itamar, Lori e Carlão Tagliari.
Gostaria de fazer uma menção a algumas famílias mourãoenses que foram e são destaque no nosso esporte, além da Família Tagliari, que é unanimidade (Carlão, Itamar, Vanderlei (in memorian), Luizinho, Flavinho, Itamarzinho, Carlinhos, Lisliane, e Marquinhos), tivemos também os Fuzeto (Beline e Gilmar), os Ferreira Lima (Luizinho, Walmir, Wander e Walcir – Dula), os Rodrigues (Birão, Ubiraci e Jonas), os Prates (Luis Carlos, Sônia, Neiva, Ana e Jorge), os Lima (Marcelo, Marcílio, Rosane (Tuca) e Regina), os Chiroli (Márcio, Marcos e Marcelo), os Nascimento (Maria Izabel – Bel, Mateus e Moisés), dentre tantas outras.
E o título mais importante e emocionante que a cidade já conquistou?
Eu acredito que seja a de Campeão dos Jogos Abertos do Paraná – Fase Final em 2000.
Quais os títulos que não saem da sua memória de jeito nenhum?
A primeira competição em que ganhei medalha, em 1977 nos JEUPs – Jogos Estudantis da União Paranaense de Estudantes, foram 2 medalhas no salto em distância e triplo, cheguei em casa com elas no pescoço.
Campeão do Citadino de Voleibol Paulo Cesar Garrido, quando formamos um time que disputou pelo Banco Real e ganhamos da Arcam na final em 1982 com: Jorginho (in memorian), Marcos (Maceió), Marcelo, Vanderlei, Vanderlei Cesti (in memorian) Mário Pinto, Rosa e Joel Ferassoli (treinador/patrocinador). No ano seguinte fui trabalhar na Coamo para poder jogar o TIC – Torneio Inter-Cooperativas e acabei ficando por 17 anos.
Carlão com a esposa e os filhos: família unida e feliz.
Qual o seu recado aos leitores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE?
Eu fiquei muito honrado com esta homenagem, de poder contar um pouco da minha história que também é de Campo Mourão e das muitas pessoas que me ajudaram a ser o que sou. Gostaria de agradecer a minha esposa e filhos, aos meus pais, meus irmãos e todos com os quais pude compartilhar minha vida e aprender muito. Sou o que sou graças a minha família e aos amigos.
Meu recado é simples: valorizar a família, saber ouvir, respeitar, agir com paciência, honestidade e responsabilidade, fazer atividade física, descansar o suficiente e se alimentar com equilíbrio, são condições básicas para ter uma vida tranqüila e saudável tanto física como mental e espiritualmente.
Porém, não podemos nos esquecer do principal que é o amor e a fé em Deus
, que move montanhas ou no mínimo, transforma aquilo que acreditamos ser uma montanha numa simples pedrinha no nosso caminho e nos ajuda a cumprir a missão para a qual fomos designados.

20 comentários:

  1. Rosangela Koch
    Ilivaldo com certeza você deve saber como estou neste momento despois de ler a entrevista de uma pessoa não só importante na minha vida, mas como de várias pessoas mourãoenses. Só tenho que agradecer a minha eterna "Paixão", por tudo o que ele é e significa principalmente para mim, com mulher, profissional e ser humano, posso dizer que ele me transformou com seu jeitinho tranquilo e amoroso em tudo que faz. Acho que passaria horas escrevendo sobre o meu grande "Amor", mas ele que é a nossa celebridade e tenho que dizer Ilivaldo mais uma vez e como sempre você vez um golaço aqui no seu blog (que é referência nacional)na escolha do entrevistado.
    Obrigada Deus por fazer parte da vida do Carlão e de todos que convivem com ele.
    TE AMO MINHA PAIXÃO.
    E viva o nosso jornalista Ilivaldo Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Aee, garoto!
    tem descendência de sobra não?!
    parabéns pai, e parabéns pela filha maravilhosa que você tem!
    haha :D

    te amo, beijo.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, parabéns filho você é um dos orgulhos de nossa família. Principalmente pela atitude de homem no pé da letra que você é, e como filho que seguiu a trilha do esporte, que é uma das minhas paixões.
    Agradeço a Deus por ter você como filho, um abraço e um beijão.
    Seu pai.

    ResponderExcluir
  4. olá... estamos aqui para parabenizá-lo pela grande história de vida. Nossa, tinha tanta coisa que agente nem sabia, apenas podemos confirmar com toda certeza que fizemos parte dessa trajetória! Família Silva em peso na natação, Marcelo e eu, alías quase não tinha preguiça né! Mas como você mesmo já me disse um dia, mudei né! Agradeço a você e a Rô que sempre me deram suporte para enfrentar as dificuldades em casa e na vida em geral... Parabéns mais uma vez, esse reconhecimento é pouco diante de tudo que já foi feito. Deus abençoe, tudo de melhor, saudads de vcs... Andri e Gê

    ResponderExcluir
  5. Ilivaldo, parabéns pela bonita homenagem ao Carlão.
    Incrível como são as coisas, pessoas do bem fazem o bem mesmo sem querer. Se hoje estou em Campo Mourão, casei, tive meus filhos e me desenvolvi profissionalmente aqui, é porque em fevereiro de 94, este grande homem me deu a oportunidade de vir trabalhar na Fecam.
    Foram 18 meses de muito aprendizado: Na parte técnica e administrativa, mas especialmente na consolidação de valores.
    Honestidade e responsabilidade, foram duas das primeiras palavras que ouvi como recomendação e 15 anos depois ainda ecoam como uma diretriz para a vida.
    Carlão, apesar do pouco contato atual, esteja certo que continuo te admirando muito.
    Abs
    china

    ResponderExcluir
  6. Um Homem só tem valor quando tem honestidade e principios. Principalmente quando são testados.

    PARABÉNS Carlão !!!

    ResponderExcluir
  7. Essa é o cara, conheço desde 1968, foi meu vizinho e passou a ser um irmão pelo convivio da minha familia com a familia dele, só tenho boas lembraças deste grande amigo Carlão vc é a bola da vez parabens!!!


    abraços
    Waldomiro e Basilio Ochrym

    ResponderExcluir
  8. conheço o Carlão, mas não sabia de toda história de contribuição ao esporte, só sabia do presente (+ou- 8 anos), desde quanto trabalhava na Fecam, e meu pai já falava muito bem dele aqui em casa... por isso dou os parabéns ao Ilivaldo por trazer um pouco da história de grandes nomes do esporte mourãoense ao nosso conhecimento, e também ao entrevistado Carlão, que esbanja honestidade e dedicação ao esporte... desejo muito sucesso pra vc Carlão!!

    ResponderExcluir
  9. Prof. Carlão,
    Por tudo o que você é, por tudo o que já fez e com certeza continuará fazendo, pedimos a Deus
    que o ilumine sempre, mantendo voce no nosso meio, como espelho e referência em todos os
    sentidos. Carinhosamente, Jairo Padilha

    ResponderExcluir
  10. Tio Carlão
    Você é um exemplo de Ser Humano. Sou muito grata por tê-lo como tio e padrinho. Sua história de vida é maravilhosa e você é um vitorioso. Te amo muito!
    Beijos
    Bruna K. Borges

    ResponderExcluir
  11. querido sobrinho.fico orgulhoso por voce honrar o nome,a familia e sua profissao.vindo de voce nada mais normal,nao e mesmo?o bom de tudo isso,e que voce da exemplo,e incentiva futuras geraçoes no caminho do esporte,e da retidao,para serem bons cidadaos,como voce e.um abraço carinhoso do tio horst.

    ResponderExcluir
  12. MERECIDA HOMENAGEM...
    PARABÉNS CARLÃO PELA TUA HISTÓRIA!

    Abraço,
    Estter

    ResponderExcluir
  13. Berenice Teodorovicz20 de julho de 2009 às 11:44

    Que história de vida!
    Um exemplo de vida com dignidade, humildade, sabedoria, luta, empenho e dedicação a família, ao esporte e à educação.
    Parabéns por todas as suas realizações e que sua vida continue sendo iluminada e pautada pelos princípios da honestidade, lealdade e ética como sempre foi.

    ResponderExcluir
  14. Esta família é mesmo muito especial!
    Cheia de bons exemplos de caráter e profissionalismo a se seguirem...
    Parabéns tio!
    Muito legal a entrevista! =D

    Bjão,
    Aline

    ResponderExcluir
  15. Grande carlinhos!!
    =)

    Parabéns pela homenagem recebida!
    Tem descendência!! hehehehe
    Muito boa a entrevista.

    Te amo pai!

    bjos

    ResponderExcluir
  16. Carlão
    Vc simplesmente é o "cara" pra mim...
    Graças a vc e a minha amada prima vim pra Campo Mourão, aprendi muita coisa , tive muitas oportunidades.. enfim, foi a melhor coisa q aconteceu para meu crescimento profissional...
    Eu q tenho o privilégio de conviver um pouco mais com vc, sei do seu caráter... de como lida com as coisas, ensina seus filhos, cuida da Rô...
    Tenho muito orgulho de vc... Sempre com seu jeitinho tranquilo, agradável e gentil ( me paga depois, hein..)kkkkkkkkkkkk.. Brincadeira...
    Amo vcs demais....

    Grande abraço!!!!!

    Marcia Mello

    ResponderExcluir
  17. valeu, carlao...parabens...nossos caminhos seguem sempre na mesma direcao e estarao sempre se cruzando, mais dia , menos dia...e sempre com uma satisfacao enorme de querer fazer o bem. abracos.
    Getulio

    ResponderExcluir
  18. Realmente quem conhece o Carlão e o seu amor pela família e pelo esporte sabe que se trata de um ser humano incrível. Uma bela história e um verdadeiro exemplo de vida. O Carlão com o seu jeito simples e calmo tem um sorriso sincero e uma alma iluminada. Carlão, parabéns pelo seu jeito de ser, eu e minha família temos um carinho enorme por você.

    Sidney Ribeiro

    ResponderExcluir
  19. O Carlão é uma pessoa incrível...aprendi muito no tempo que trabalhamos juntos. Super correto, honesto, admirável...sempre pronto para ajudar quem precisa, de enorme coração e com uma família maravilhosa. Obrigada por tudo! Bjs
    Roberta Serato

    ResponderExcluir
  20. Ilivaldo, homenagem oportuna e merecida, permitindo a todos comenhecer um pouco mais do "Carlão" - filho, pai, irmão, atleta, professor, ex-vereador, profissional, amigo e homem.Os legítimos conquistadores da Humanidade venceram primeiro a si mesmos, discernindo a respeito daquilo que desejavam e de como fazê-lo, para adquirir resistência para as façanhas a que se entregariam. As grandes lutas sempre são travadas no campo da consciência. Em uma sociedade que se apresenta como egoísta, imediatista, em que as lutas externas são simples, em que são utilizadas as armas que contribuem para a ruína do outro , do opositor, graças a educação e orientação que recebemos de nossos pais, VOCE, Carlão, se manteve firme, íntegro, hospedando em seu coração sentimentos de nobreza, possibilitando uma conduta reta e digna de um homem de bem. Fortalecido por sua convicção, destacou-se sem ofuscar a ninguém, sem produzir prejuízo de ninguém e sem esmagar quem quer que seja. Parabéns! Que Deus abençoe sua vida e todos os seus atos, MANO amado. bj

    ResponderExcluir