28 de jun. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: José Claudinei Rocco


O empresário José Claudinei Rocco, de Cianorte, é o novo governador do Distrito 4630 do Rotary Club, da qual Campo Mourão faz parte. Rocco esteve sexta-feira (26) na posse dos novos presidentes dos clubes mourãoenses e é o convidado especial da ENTREVISTA DE DOMINGO neste dia 28 de junho, consolidando a iniciativa deste BLOG em apresentar durante a semana os novos presidentes na coluna "PAPO DE ROTARY".
Rocco responde várias perguntas como: qual é o papel do rotariano? qual é a sua missão como governador de um dos mais importantes distritos rotários do país.
Uma Ótima leitura e boa semana.
Quem é José Claudinei Rocco?
Nasci em Jussara, sou filho de Claudiney Rocco – Agricultor e Aparecida Ribeiro Rocco, casado com Rosimeire Rocco e pai de duas filhas (Dandara Gabriela Rocco e Isabela Caroline Rocco) e resido em Cianorte.
Classificação profissional – Comércio de Peças e Acessórios para caminhões, e também sócio–gerente de transportadora Roccão Transportes Ltda - empresa que transporta produtos variados para todo o Brasil. Sou atual 1º secretario da APAE de Cianorte -instituição fundada e mantida pelo Rotary Club de Cianorte.
Como foi a sua trajetória profissional e qual a sua função?
Iniciei minha vida profissional muito cedo lavorando com meu pai. Durante a conclusão do segundo grau com 16 anos, passei a lecionar no Colégio João Bueno de Godoy, no distrito de Vidigal, para alunos de 1ª a 4ª Série. Ao completar a maioridade, iniciei minha vida no meio dos Transportes, onde fiquei viajando com caminhões e terceiros. Em 1992 fui convidado a trabalhar com compra e venda de caminhões - profissão esta que exerci por 5 anos. Em 1998 fundei a Roccão Peças e Acessórios Ltda - mais conhecida como Roccão Turbinas, e em 2006 fundei a Roccão Transportes em sociedade com outro companheiro Rotariano.
Desde quando é rotariano? Conte-nos um pouco da sua trajetória no Rotary.
Fui admitido no Rotary International em Novembro de 2002 como sócio Representativo do Rotary Club de Cianorte, onde ocupei os seguintes cargos : Presidente, Secretario, Presidente de várias comissões, Governador Assistente por dois anos, e por ultimo, representando o clube como Governador Distrital.
Sou fundador do NRDC ( Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário) de Cianorte e em várias cidades (Mandaguari, São Carlos do Ivaí, Nova Londrina, e Jandaia do Sul).
O que é ser rotariano? Como deve ser a atuação de um rotariano?
Do Rotariano é esperado um elevado padrão de ética e idoneidade, em tudo aquilo que se propõe a fazer. Ele deve possuir sensibilidade às causas sociais e acima de tudo, ser solidário e generoso. Seu grande desafio é através de suas ações voluntárias promover e fomentar a paz no mundo.
Como foi o convite para ser Governador do Distrito 4630?
Fui surpreendido pelos companheiros Antenor Campanerutti, Antonio Ferreira e Oberlando Joel Brita - presidentes dos três clubes de Rotary de Cianorte na época e o ex-governador 89/90 Virgilino Ferreira Varella. Embora eu tenha me colocado contra esta indicação, eles seguiram com o processo e para minha surpresa fui convidado para a entrevista com cinco ex-governadores que fizeram questionamentos de toda a ordem e acabaram por me indicar para governador distrital para a gestão 2009/10. Em não havendo posicionamento contrário dos demais companheiros do Distrito, eu fui indicado posteriormente. Eu fiquei muito lisonjeado com a indicação, entretanto, gostaria que fosse mais adiante, pois sei que o rotariano é como vinho que cada dia se torna uma pessoa melhor e mais consciente de seu papel na sociedade, penso que este amadurecimento, poderia contribuir muito na condução da Governadoria, entretanto, sinto-me preparado juntamente com minha esposa para mais esta missão Rotária.
No evento juntamente com os outros 37 governadores do Brasil.
Faça um raio-X do Distrito 4630
O Distrito 4.630 é formado por 73 clubes, distribuídos em 47 cidades do noroeste e norte paranaense, congregando aproximadamente 1.900 Rotarianos e Rotarianas. Os principais pólos Rotários estão nas cidades de Maringá onde congrega 14 clubes, Paranavaí com 6, Campo Mourão com 5, Umuarama com 4 e Cianorte, 3 clubes.
O Distrito 4.630 conta ainda com 30 Associações de Senhoras de Rotarianos, 16 Rotaracts clubs ( Jovens de 18 a 30 anos) 22 Interacts Clubes( Jovens de 14 à 18 anos) e 10 Rotakis( crianças de 8 à 14 anos).
Qual o slogan do seu ano rotário e sua missão no período?
O Lema Rotário para a gestão 2009/10 é O Futuro do Rotary está em suas mãos. Nossa bandeira Rotária neste ano será difundir os NRDC (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário) que são grupos de pessoas formados por não rotarianos que. voluntariamente identificam as necessidades do bairro e com o auxilio do Rotary patrocinador, promove mudanças significativas melhorando a qualidade de vida na comunidade onde vive.
Penso que os NRDCs são certamente o futuro do Rotary, pois nosso compromisso é com a comunidade. Com a fundação do NRDC, os rotarianos se aproximam destas comunidades, sendo assim, ganham a confiança das mesmas, promovendo mudanças importantes, em razão desta parceria.
O que representa ser governador e o que faz um governador?
O Governador é um rotariano comum, eleito pelos demais rotarianos do distrito, que representa os interesses da organização para o ano vigente, junto aos clubes Rotarios. O Governador, um ano antes de tomar posse, passa por vários treinamentos, dentre eles, um é realizado nos Estados Unidos, onde recebe do Presidente de Rotary International, o Lema, bem como as ênfases para o ano em que irá servir nesta função. Ao retornar, o mesmo reune suas lideranças já eleitas pelos clubes, passa estas informações através de eventos distritais promovidos (Treinamentos para presidentes, governadores Assistentes, Assembleia Distrital).
Após sua posse, passa a visitar todos os clubes do distrito, objetivando conferir os trabalhos realizados, e a aplicação das metas pré-estabelecidas pelo presidente de Rotary International.

Rocco ao lado dos governadores assistentes - o primeiro à esquerda na primeira fila é o mourãoense Juscelino Fernandes da Costa, ex-presidente do Rotary Verdes Campos

Como o senhor analisa o movimento rotário de CM?
O movimento Rotário de Campo Mourão é destaque no Distrito, pois realizam obras notáveis que fazem com que o Rotary seja visto com respeito, e faz com que a nossa organização seja útil à sociedade.
O Rotary tem ainda em Campo Mourão, um grande líder Rotário, o ex-Governador Ademar Batista de Mello - foto ao lado - e sua esposa Doracy, que representam fielmente os interesses do Rotary - é um cidadão íntegro dotado de uma capacidade notável de servir, juntamente com seus companheiros de clube e demais clubes desta cidade, e faz com que o Rotary seja um órgão arregimentador de pessoas inteligentes, de bom caráter e princípios morais.O movimento rotario de Campo Mourão é exemplo para as demais cidades do nosso distrito.
Quais os desafios e o planejamento em longo prazo do Rotary?
Nosso principal desafio é erradicar a póliomielite no mundo, pois o Rotary já investiu mais de um bilhão de Dólares para este fim. E por questões políticas e religiosas, ainda temos alguns focos nos seguintes paises Asiáticos (Afeganistão, Kasaquistão e índia, e no continente Africano apenas na Nigéria).
O próximo desafio é erradicar o analfabetismo, pois nenhum pais com líderes sem instrução pode almejar o sucesso.
O Senhor pratica algum esporte? Qual é o time do seu coração e o craque de todos os tempos?
Sim, meu esporte preferido é futebol e meu time do coração é bem original, pois sou muito bairrista e torço pelos times do Paraná, sobretudo o Coritiba. O craque para mim de todos os tempos é o Pelé - foto- , pois conquistou e mantém até os dias de hoje o respeito de todos. Ele arrastou multidões por todo o mundo, consegui cessar guerras, e é estimulo para qualquer pessoa, pois construiu um legado de sucesso e deixa evidente que pessoas bem intencionadas podem alcançar o sucesso, mantendo boa índole e nobreza de caráter, Pelé é um exemplo a ser seguido pelas pessoas de bem.
O que é Ética em uma frase.
“Ética é um principio que não pode ter fim”, conduta Ilibada, comportamento moral, profissional, familiar e social, incontestável.
Cite três personalidades rotárias
Emilio Germani (foto abaixo à esquerda) ex- Governador 1981/82 – Maringá; Virgilino Ferreira Varella – Ex-governador 89/90 – Cianorte e Ademar Batista de Mello (foto acima)– Ex-Governador 91/92 – Campo Mourão.
Em uma frase, ser rotariano é .....
“Ser Rotariano é fazer parte de um grupo seleto de profissionais, unidos pelo ideal de servir”.
Um recado para os leitores do BLOG
O Rotary foi fundado há 104 anos com a idéia muito clara de que pessoas inteligentes, de bom caráter e princípios morais, poderiam alcançar muito mais unidas do que sozinhas.
O Rotary não é aberto a todos, pois preservamos a tradição de selecionar quem pode ter a honra de envergar o titulo de rotariano, e é assim que deve ser em todos os Rotary Clubs do mundo, pois este titulo representa honestidade e nobreza de caráter.
Servir a Rotary, é sentir-se útil para o mundo, se somos lideres profissionais, alguém nos proporcionou esta oportunidade. Os rotarianos retribuem esta oportunidade através do trabalho voluntário, usando seu talento sua inteligência para ajudar outras pessoas a se sentirem mais dignas, mais auto-confiantes, enfim, fazer com que outras pessoas sejam mensageiros da paz, tornando assim, um mundo melhor e mais justo para todos.
Se queremos promover a paz no mundo, não vejo um caminho mais promissor do que se filiar em uma instituição que tem mais de 104 anos de sucesso em projetos humanitários, projetos Rotários que foram determinantes para muitas pessoas entre viver e morrer.
Os projetos rotários despertam nas pessoas, a capacidade que cada um tem de tornar sua vida e a vida dos seus mais prazerosa promissora, pois o objetivo principal do Rotary é: Promover e fomentar o Ideal de servir, não somente nos rotarianos, mas no âmbito familiar e social.
Os rotarianos acreditam que a capacidade de transformação, reside nas próprias pessoas, sendo assim despertar esta autoconfiança, pode sim transformar o mundo para melhor, construindo uma sociedade justa e mais desenvolvida.
Se você possui este perfil solidário e generoso, e ainda não é rotariano, procure membros de um rotary club em sua cidade, pois o que precisamos é de mais soldados do bem, cidadãos conscientes de sua responsabilidade social, desejando construir um mundo melhor e mais fraterno para seus sucessores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário