13 de jun. de 2009

COLUNA DA MARIA JOANA: Momentos Mágicos!

Quando olhamos para nossa vida, nos surpreendemos com a lembrança saudosa e inesquecível de alguns Momentos Mágicos. São momentos que ficam gravados no mais profundo do nosso ser e nos acompanham por toda a vida, iluminando nossa caminhada, dando o Norte, a direção à nossa existência. São momentos especiais que acontecem na vida de todos nós, desde que estejamos abertos para percebê-los e vê-los com as lentes do amor, do carinho, da compreensão, da fé e da esperança.
Esses momentos nos fazem deixar de lado, mesmo que por instantes, os problemas da vida, as incertezas, angústias, pessoais ou coletivas e nos mostram que apesar de tudo, a vida vale a pena e merece ser vivida intensamente especialmente nestes momentos especiais, profundamente mágicos.
Não precisam ser momentos grandiosos, um grande acontecimento social, profissional ou familiar. Podem ser apenas pequenos acontecimentos que nos marcam, pequenos gestos de pessoas que nos cativam, flashes de imagens que captamos com o olhar da alma. Na verdade a magia está dentro de cada um de nós e é o nosso olhar que faz com que este ou aquele acontecimento seja mágico, inesquecível. Depende de cada um de nós estarmos abertos a essa magia, essa ternura que brota de pequenos gestos, palavras, olhares.
E neste tempo de dia dos namorados podemos dar asas à saudade e relembrar muitos momentos mágicos que podem brotar das nossas lembranças, especialmente para quem é do século passado como eu e viveu os bons tempos da paquera, do namoro firme, do noivado, do casamento, do juramento de amor “até que a morte os separe”... Relembrar o primeiro olhar da descoberta do outro, o primeiro beijo, o “bater dos sinos” o casamento, a confirmação da gravidez, o nascimento dos filhos, o crescimento, as vitórias, formaturas, namoros, noivados, casamentos... enfim, o ciclo da vida que continua através dos filhos...
Como é bom poder recordar a dois esses momentos que marcam a história da continuidade de uma família e melhor ainda é poder acompanhar juntos o crescimento desta família através dos filhos, netos. Continuidade, pois, como diz a escritora Ana Maria Machado no seu livro Bisa Bia Bisa Bel, somos “trança de gente”. Os nossos antepassados moram em nós, “Bisa Bia mora comigo” e nossos descendentes vão nos carregar com eles, cruzando o presente com o passado e o futuro. Na dinâmica do tempo procuramos recuperar o passado e antecipar o futuro. O presente já contém em si as lições do passado e deixa antever as conquistas do futuro.
E não pode haver maior magia que descobrir essa beleza da vida que vai se trançando entre as lembranças e lições dos avós, passadas aos filhos, retransmitidas aos netos e bisnetos, dando real sentido a imortalidade. Neste fim de semana a alegria de ver a família reunida em Campo Mourão para a posse na Academia Mourãense de Letras e nascimento do primeiro filho-livro “Retalhos”, inspirado nas colchas de retalhos da noninha Maria, possibilitou vivermos muitos momentos mágicos, inesquecíveis.
Graças aos recursos da modernidade pudemos presenciar e partilhar da profunda emoção de ver nossos filhos descobrir via internet a confirmação da tão sonhada vinda do primeiro filho, primeiro neto, primeiro sobrinho. E há momento mais mágico que este? A imagem dos olhos marejados de lágrimas, dos rostinhos assustados e felizes, da incredulidade diante da realidade ficará gravada para sempre em nossos corações.
A não muito bem entendida “imortalidade” da AML concretizou-se assim na promessa real de continuidade da vida através dos nossos netos. Obrigado à AML por permitir esse momento mágico. Obrigado a Deus pela bênção recebida!!!
Maria Joana Titton Calderari – graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário