2 de mai. de 2009

HANDEBOL: JOGO RÁPIDO com Richarde Salvador


A cidade de Cianorte, no Noroeste paranaense, está sediando desde ontem e irá até domingo o Campeonato Paranaense de Handebol Adulto no Masculino e Feminino, e também a categoria sub 17, com participações da seleções de Campo Mourão e de várias cidades do Paraná.
O presidente em exercício da Liga de Handebol do Paraná é o conhecido professor e mourãoense de coração, Richarde César Salvador (foto), que foi eleito vice-presidente da entidade, e é destaque na coluna "JOGO RÁPIDO" na edição de hoje deste BLOG, falando sobre a evolução e o estágio atual do handebol paranaense.

A expectativa do Campeonato Paranaense Adulto é positiva, neste ano teremos o retorno a competição da equipe masculina da Unopar/Fel/Sercomtel, de Londrina -atual campeã da Liga Nacional, com isto, a motivação das equipes aumenta muito. Esperamos bom nível técnico tanto no masculino como no feminino. Acredito que consolidamos o handebol paranaense adulto com a realização ininterrupta desta competição desde 2001, tornando o evento o espelho para as categorias menores. A competição se realizará de maio a setembro/2009 e contará com 09 equipes no masculino e 08 equipes no feminino. A fase classificatória será em turno completo (Todos contra todos) em quatro etapas e mais uma etapa que estamos chamando de Super Final, onde teremos as quatro melhores equipes da fase classificatória, no feminino e no masculino.

O nível técnico do handebol paranaense é destaque a nível nacional, com várias conquistas nas categorias de base e no adulto temos rivalizado muito com São Paulo nas conquistas dos títulos da Liga Nacional. O Paraná também é grande exportador de atletas para outros centros, principalmente para São Paulo, e o nosso calendário estadual de competições é um dos mais completos do Brasil, pois atende todas as categorias. Temos também vários atletas que são convocados com freqüência para as seleções brasileiras, com destaque para o filho da terra o Mouraoense "Léo", o Leonardo Luiz Tezelli Bortolini, que esteve com a Seleção Olímpica no ultimo Pan realizado no Brasil com títulos das nossas seleções no masculino e no feminino, e boa participação nas Olimpíadas de Pequim.

O nosso handebol está em constante evolução, hoje com certeza, o handebol é o segundo esporte mais praticados em nossas escolas, o que garante esta evolução e o que nos tem ajudado muito é a globalização que permite aos atletas iniciantes estarem acompanhando através da internet, TV e outros meios de comunicação, os grandes eventos esportivos da modalidade, bem como o intenso intercambio de atletas com a Europa, lembrando que praticamente todas as atletas da Seleção Olímpica Feminina atuam na Europa.

No handebol feminino destaco hoje a equipe FAG/Cascavel e a Unipar/Cianorte e no masculino a Unopar/Fel/Sercomtel, de Londrina e a Umided/UEM de Maringá, equipes tradicionais do handebol brasileiro que, com certeza, brigarão pelo título da competição.

Podemos observar que a iniciativa privada participa ativamente do handebol, mas acredito que o volume maior de investimento acontece através do poder público.

O Handebol Mourãoense tem acompanhado a evolução da modalidade, é um dos municípios de grande tradição, sendo as suas equipes referencia estadual. Percebo que tem intensificado o trabalho de base, o que é fundamental para o desenvolvimento do handebol.

Estou respondendo interinamente pela presidência da Liga de Handebol do Paraná (LHPR) , pois o nosso presidente, o professor Newton Trindade Junior, está de licença, e a nossa ideia é cumprir o planejamento traçado pela diretoria quando assumimos a LHPR. O nosso mandato termina em fevereiro de 2010.

Faço parte de um grupo que fundou em 2001 a Liga de Handebol do Paraná em substituição a Federação Paranaense de Handebol, que teve vários problemas administrativos e se tornou inativa. Se o grupo da qual faço parte terá uma chapa para concorrer na próxima eleição, isto ainda não está decidido e deve ser em momento oportuno, mas com certeza o interesse maior do grupo é estar contribuindo permanentemente com a modalidade. Acredito que o meu sonho já é realidade, pois o meu objetivo é contribuir intensamente com a modalidade esportiva, da qual sou apaixonado desde pequeno.

5 comentários:

  1. continuando meu comentario eu moro em itaetê chapada diamantina
    meu orkut é
    danielibatatinha@hotmail.com
    tbm quero muito jogar voleii

    ResponderExcluir
  2. por favor entre em contato comigo sou faatica para jogar handebol.
    orkut
    danielibatatinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. as pessoas acham so pq sou pobre naum tenho condiçoes para fazer parte de uma seleçao de handebol...
    pois tenho fe qye vou conseguirr
    moro em itaetê chapada diamantina
    tenho 17 anos mas sou pequena
    sou grande naum no tamanho mais na personalidade...
    e naum vou desirtir nunca
    orkut danielibatatinha@gotmail.com

    ResponderExcluir
  4. me adc que eu estou louca para jogar volei aryannegatinha2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Richarde, muita saudades do handebol.
    Sidney - ex-técnico de Iretama

    ResponderExcluir