17 de mai. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Jairo Padilha


O catarinense de Caçador, nascido em 28 de novembro de 1947, Jairo Padilha, apaixonadíssimo por sua família, sua cidade, seus amigos e em especial a bocha, seu esporte preferido, é o convidado da ENTREVISTA DE DOMINGO. É atleta e técnico da seleção mourãoense de bocha que representa a nossa cidade no Campeonato Paranaense, Jogos Abertos do Paraná e torneios realizados durante no ano. Ele conta como surgiu a paixão pela modalidade, quais são as novas regras dese esporte e opina também sobre vários temas relacionados a Campo Mourão. Na pessoa do Jairo, sempre correto, atencioso e de bom relacionamento, a homenagem do BLOG aos esportistas.
Quem é Jairo Padilha?
Nasci em Caçador-SC, em 28 de novembro de 1947. Sou filho de Manoel Timóteo Padilha e Arlinda Gonçalves Padilha.
Cresci na zona rural, ajudando meus pais na lida do sitio, localizado no município de Luiziana. Sou casado com Adenilda Rosa Lemes, temos três filhos: Ana Claudia, Ana Cristina e Jefferson. Moro em Campo Mourão desde 1967,
quando deixei o sitio para estudar e trabalhar na cidade.
Onde o Senhor estudou e iniciou sua vida profissional e o que fazia?
Fiz o curso primário no Grupo Escolar de Peabiru, o 1° Grau no Ginásio Botelho e Mourão (hoje Colégio Integrado), o Curso de Técnico em Contabilidade no Colégio Comercial Estadual de Campo Mourão. Comecei o ensino superior na UEM - Universidade Estadual de Maringá, onde fiz cinco semestres do Curso de Química e curso técnico de Análises Clínicas. De 1967 a 2004, trabalhei no Laboratório de Análises Clínicas Professor Ephigênio. Durante 37 anos, juntamente com o Prof.Ephigênio e dona Áurea, atuei em todas as áreas de Análises Clínicas, inclusive prestando atendimento em plantões à noite, domingos e feriados.
O que o Senhor faz hoje profissionalmente?
Sou Técnico de Bocha, com a carteira profissional do Conselho Federal de Educação Física - CREF9 n° 9562/PR e Árbitro da Federação de Bocha do Paraná, com registro n° 2636/00.
Com apoio da Fecam, sou atleta e técnico da equipe de bocha que representa nossa cidade no Campeonato Paranaense, Jogos Abertos do Paraná e torneios que são realizados em várias cidades durante no ano. Na foto, recebendo a identidade profissional do CREF do professor Branco, do Conselho Regional de Ed. Física.
Qual o seu esporte preferido?
Qual o seu time do coração? E qual é o maior ídolo desse time?
Meu esporte predileto é a bocha, mas também, como todo brasileiro, gosto muito de futebol. Meu time do coração é o glorioso São Paulo. O idolo do torcedor sãopaulino é o goleiro Rogério Ceni.
Como começou esta sua paixão pela BOCHA? Por quê quem joga bocha é bochófilo?
A paixão pela bocha começou em 1984, quando fui convidado pelo Augustinho Grasso, pai do professor Jair, a integrar a equipe de bocha que representou Campo Mourão nos JAP'S de 1985 em Paranaguá. Até então não tinha praticado nenhuma modalidade esportiva.
O termo "bochófilo" designa o amante ou praticante de bocha, parece que vem de uma mistura de italiano com espanhol, não sei explicar direito. A bocha teve origem na Grécia, espalhou-se pela europa, chegando ao Brasil por volta de 1950.
Em sua opinião, há preconceito com quem pratica bocha?
Hoje não há mais quem pense assim. Criou-se essa idéia de que bocha
era esporte prá "velho" por que essa modalidade permite ser praticada por pessoas de todas as idades, isto é, dos 8 aos 80 anos. Entretanto, para se "jogar bem" ou "competir", é preciso disciplina, muita concentração e excelente preparo físico. Os melhores bochófilos têm idade entre 20 a 30 anos, mais ou menos como jogador de futebol. Pessoas idosas, com as deficiências físicas e doenças características da idade, podem "brincar" com bochas, jamais competir ou jogar bem.
Qual a sua análise sobre a nossa imprensa?
A nossa imprensa, de maneira geral, é da melhor qualidade. Hoje estamos conectados com o mundo todo. Vejo as pessoas que fazem a imprensa da nossa cidade, sempre buscando o melhor, levando para a sociedade a melhor informação, o melhor entretenimento. Os veículos de comunicação melhoram a cada dia, com equipamentos modernos e profissionais preparados. Os sites e blogs permitem, inclusive, falar de bocha.
O que mudou basicamente nas regras Sul-Americana de bocha?
A Regra mundial entrou em vigor, aqui no Brasil, em janeiro deste ano, portanto, ainda estamos nos adaptando. A Regra Sul-Americana é praticada em 7 paises, enquanto a Regra Mundial, hoje, é praticada em 107 paises. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Bocha e Bolão, a partir de janeiro de 2009, não se fala mais em Regra Sul-Americana. As mudanças
são muito significativas, a começar pelas canchas que deixam de ser "sintéticas" passando para piso "carpetado" ou similar, além do comprimento que passa de 24 m para 26,5 m. As linhas que limitam as jogadas (ponto, tiro ou rafa) tambem sofreram alterações.
As bochas mudaram de peso e tamanho, passando de 110 mm para 107 mm de diâmetro e de 1.150 g para 950 g de peso. A execução das jogadas tambem mudou bastante, tornando as partidas bem mais rápidas. Melhor para quem joga, melhor para quem assiste.
O que o Senhor não fez como cidadão e atleta que se tivesse oportunidade, ainda gostaria de fazer?
Gostaria muito de criar uma escolinha de bocha para adolescentes (10 a 16 anos) que não pratiquem ou não tenham vocação para outra modalidade esportiva e que estejam estudando. Como "não podem" trabalhar, poderiam usar esse tempo disponivel. Gostaria de ver tambem, em atividade, uma equipe de bocha feminina. A bocha não é diferente de outras modalidades, exige muito do corpo e da mente, porém, para praticá-la, só precisa ter boa vontade.
Sua esposa é a “bam-bam” em outra modalidade, o bolão. Qual o sentimento de vê-la sempre no pódio e entre as primeiras do bolão?
A Adenilda é apaixonada pelo Bolão, treina sério e por isso sempre tem bom resultado nos jogos que disputa. Torço muito por ela assim como ela torce por mim, é recíproco. Fico feliz e orgulhoso com os resultados que ela consegue.

Vocês estão juntos há 25 anos, qual o segredo?
Respeito, amor, confiança e liberdade. Vivemos com simplicidade, fazemos o que gostamos, sempre respeitando o direito e a vontade um do outro, enfim, vivemos felizes.
Qual a sua análise sobre a nossa cidade? O que mais gosta em CM?
Campo Mourão é o melhor lugar para se viver. Geograficamente bem situada, a cidade nos permite uma boa qualidade de vida.É dificil falar em prioridades, pois saúde, educação e segurança, estão entre os primeiros a ser melhorados. Nossos governantes, quando candidatos, apresentam um belo plano de governo, que após a eleição, nem sempre é cumprido. Parece que falar e prometer é fácil, difícil é executar. O que mais gosto em Campo Mourão, é a solidariedade e hospitalidade de nossa gente.
Ética em uma frase é...
Respeitar e compreender as fraquezas, anseios e diferenças do ser humano.
Política é....
Uma necessidade, não conseguimos viver sem ela.
Bocha é ....
Uma boa opção para fazer amigos.
O governo Nelson Tureck é.....
De um modo geral bom, mas desejo e espero que melhore mais ainda.
Campo Mourão no esporte é....
Melhor que muitas cidades de maior porte, basta verificar que nos JAP'S, nos últimos anos, temos mantido o 4°, 5° ou6° lugar, quando ocupamos perto do 20° lugar em importância no Estado do Paraná.
Se o Senhor fosse secretário de Esportes, quais seriam as suas prioridades?
A Fecam não discrimina nenhuma modalidade, exemplo disso é a bocha que tem recebido todo apoio possível. São mais de 30 modalidades e a Fecam procura atender a todas. Como Secretário, eu seguiria a mesma filosofia, com atenção especial aos bairros, dando, principalmente aos jovens, oportunidade de praticar algum tipo de atividade física, saindo das ruas, ocupando o tempo numa quadra esportiva, formando cidadão, diminuindo a violência. Já dizia o filósofo: "Eduquem-se os meninos e não será preciso castigar os homens".
Na sua opinião, Campo Mourão poderá eleger mais de um deputado na próxima eleição?
Campo Mourão precisa e muito, de representação estadual e federal, para crescer e transformar-se no lugar que todos sonhamos, porém, unir-se politicamente é quase impossivel. A ideologia dos partidos, o capricho, o interesse e a formação do eleitor e candidato, geram barreiras dificeis de serem rompidas. Sinceramente, não acredito nessa união.
Cite algum fato pitoresco que você viveu no seu esporte...
Há 15 anos, manhã de domingo, céu de brigadeiro, clima ótimo. Canchas bem cuidadas, bochas limpas, equipe completa e uniformizada, esperávamos a equipe do Grêmio Londrinense para um jogo amistoso com churrasco por nossa conta. No horário combinado, 9 horas, chegou a equipe de Londrina que foi recebida com alegria e cordialidade. Após cumprimentos e abraços, fomos para o jogo, com arbitragem por conta da equipe visitante. Logo na primeira jogada houve um desentendimento entre nosso jogador e o árbitro que desclassificou (queimou) a nossa primeira bocha jogada, alegando jogada irregular. Houve discussão, a equipe londrinense retirou-se da cancha, entrou no ônibus e foi embora. O jogo "amistoso", durou exatos 3 minutos. É claro que não concordamos com essa atitude, e isso nunca mais aconteceu, afinal a bocha é um esporte "para fazer amigos".
Cite três personalidades esportivas de Campo Mourão?
Os professores Itamar Tagliari, Paulo César Costa, do Atletsmo e Luiz Carlos Santana, da Arcam. Cite três personalidades mourãoenses?
Nelson Tureck, Tauillo Tezelli e Dr. Aroldo Gallassini.
Campo Mourão do presente é.......
Um sonho realizado, uma vitória conquistada
A Campo Mourão do futuro será ......
Uma esperança para os nossos jovens.
Qual o seu recado aos leitores do BLOG?
Quando você nasceu, todos sorrira, você chorou. Viva de tal maneira que, quando você morrer, todos chorem, só você sorria.
NOTA DO BLOG: Campo Mourão é uma cidade que vive e respira esporte, graças a diversidade de modalidades praticadas. E todas merecem, respeito, consideração e incentivo. A bocha é um desses exemplos com lideranças e amizade de gente que veem no esporte uma excelente oportunidade para integração e realização pessoal, cada qual com o seu talento. Viva a Bocha e os bochófilos!

4 comentários:

  1. O Jairo é um abnegado do esporte amador e um grande jogador, incentivador e técnico da Bocha.
    É um dos precursores desta modalidade em Campo Mourão e um caça talentos, tanto é que montou uma equipe de Bocha Feminina em Campo Mourão com mulheres que em sua maioria nunca tinham visto ou praticado a modalidade, mas graças ao empenho, conhecimento, dedicação e principalmente tato e educação do Jairo formaram uma equipe que disputou os Jogos Abertos do Paraná (não sei se ainda existe a equipe). Muito merecida a homenagem a Jairinho, como muitos o chamam, um exemplo de conduta pessoal, profissional e um jogador extremamente habilidoso tanto na técnica do jogo como na arte de fazer amigos. Parabéns Ilivaldo pela entrevista e parabéns Jairo pela suas conquistas em e por Campo Mourão.
    Carlão

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Jairo

    Como é bom falar bem de um profissional do seu gabarito. Sr Jairo, meu amigo e companheiro de tantas jornadas, em quantas oportunidades nos encontramos nesse Parana afora, em campeonatos Paranaense, jogos Abertos etc etc.
    Quero deixar o meu abraço e o meu testemunho da sua competência e dedicação nas atividades da Bocha Sulamericana em todo estado. Continue assim Jairo, nós precisamos cada vez mais de profissionais da sua qualidade.
    Gil /pres. ALB

    ResponderExcluir
  3. ♡Pai, eu te amo e tenho muito orgulho de ser sua filha! Saudades...♡

    Ana Cristina Padilha

    ResponderExcluir
  4. Hoje considerado Patriarca da Família Padilha como irmão homem mais velho, exemplo de irmão, tio, homem, atleta.., literalmente um exemplo para mim, tio quero que saiba que nesta vida aprendi a admirar algumas pessoas para e tornar uma pessoa de bem, e uma delas é você.
    Seu nome hoje é motivo de alegria para todos como família ou amigos. Aqui mesmo em Cianorte a Dona Leila do mercado Paraná o encheu de elogios para mim na inauguração de sua nova loja. Te amamos titio querido. Jonathan Padilha Gazzi.

    ResponderExcluir