18 de mai. de 2009

Consulesa da Ucrânia fica encantada com a cidade e o povo mourãoense


"Que bom que vocês vieram ao coração agrícola do país" foi o tema da coluna da professora Maria Joana, publicada sábado neste BLOG e na Gazeta do Centro Oeste. O tema refere-se a visita dos ministros brasileiros Stephanes e Mangabeira, e a consulesa da Ucrânia no Paraná, Larysa Myronenko, na semana que passou a Campo Mourão.
Durante mais de 10 horas, a sempre simpática, inteligente e atenciosa Larysa, atendeu e conversou com muitos brasileiros e descendentes de ucranianos, na primeira visita de uma consulesa daquele país a Campo Mourão.
Este fato deixou o professor José Pochapski e os organizadores da visita profundamente agradecidos e emocionados.
Acompanhei a primeira atividade no sábado no parque industrial da Coamo,
onde a visitante conheceu modernas fábricas de processamento de soja, envase de óleo de soja e de margarina. Experimentou a margarina Coamo família, viu a pujança da nossa agricultura, com a força e o resultado da união dos produtores associados da maior cooperativa da América Latina, orgulho de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil. Disse que a partir de agora em Curitiba só vai comer margarina Coamo Família.
Também estive a noite na missa celebrada na igreja ucraniana - que daqui a dois meses completará 50 anos emCampo Mourão- e ao final da celebração e homenagens, conversei com a consulesa, cuja entrevista será veiculada amanhã (terça-feira) no programa Informativo Coamo, a partir das 7 horas, por uma rede de mais de 10 emissoras.
A consulesa Laryssa me disse na entrevista ter ficado encantada com a cidade e o povo de Campo Mourão, anunciando que virá outras vezes. Contou também que como diplomata estava trabalhando anteriormente em Paris, na França e há oito meses está no Brasil, mais precisamente na capital paranaense - estado que tem mais ucranianos no Brasil.
Informou que o Brasil é a terceira comunidade com mais ucranianos fora da Ucrânia - as outras duas, maiores que a brasileira são a americana e a canadense.
Inevitável entre uma conversa e outra não perguntar sobre futebol. "Lá na Ucrânia tem tanto brasileiro jogando futebol que já dá para formar uma seleção só com jogadores do Brasil".
Nas fotos abaixo registro da estadia da consulesa em Campo Mourão. Nas duas primeiras abaixo, como nas duas acima, momento da consulesa no parque industrial da Coamo; E nas duas últimas abaixo, do repórter Silvio César Walter, momento de homenagem na igreja ucraniana e na janta onde foi servido o carneiro no buraco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário