9 de mai. de 2009

COLUNA DA PROFESSORA MARIA JOANA: Obrigado Mãe!


A professora Maria Joana escreve a sua coluna semanal na Gazeta do Centro Oeste e aqui no BLOG DO ILIVALDO DUARTE
homenageando as mães, com o titulo "Obrigado Mãe!"
O BLOG aproveita esta oportunidade e parabeniza a todas
as mães pelo seu dia.
Viva as mães!
Nesta semana vamos esquecer todas as crises econômicas, ecológicas, sociais que atingem o mundo e a cada um de nós, como as enchentes no norte e nordestes (mais de 190 municípios em estado de emergência, a maior cheia do Amazonas em 107 anos) e a seca aqui no sul (mais de 80 cidades em estado de calamidade pública). Vamos passar longe de todos os vírus de gripe ( já há casos da influenza A em 24 países inclusive aqui no Brasil), e tantas outras doenças que tiram à qualidade de vida e causam tanto sofrimento e medo. Queremos fechar os olhos para as sucessivas mazelas de nossas autoridades que a imprensa teima em denunciar, mas que os colegas arquivam, perdoam... Sérgio Moraes, relator, no Conselho de Ética, do caso de Edmar Moreira, dono de um castelo em Minas, deixou clara sua disposição de arquivar o caso, defendendo o acusado e ironizando a pressão por punição: "Estou me lixando para a opinião pública! A opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, batem, e nós nos reelegemos mesmo assim.”.
Nesta semana queremos lembra de nossa Mãe. E quantas lembranças povoam o nosso coração, memórias de todas as mães que fazem parte da nossa história: mãe, avós, sogras, tias, madrinhas com jeitinho de mãe...É dia de relembrar, agradecer, reviver, reaprender lições que deixaram saudades. É também um dia de mais uma vez pedir a Deus por todas nós. Por aquelas que foram escolhidas para dar a vida, mulheres de todas as espécies, de todos os credos, raças e nacionalidades. Todas aquelas cujas vidas estão envolvidas em sorrisos, lágrimas, tristezas e felicidades. Por aquelas que já partiram, mas que de onde estiverem acompanham seus filhos. Aquelas que sofrem por filhos que geraram e perderam, por aquelas que penam por seus filhos doentes, drogados, perdidos, pelas que lutam por causas perdidas.
Pedir por aquelas que trabalham o dia inteiro em casa ou em qualquer emprego, mulheres guerreiras a vida toda, Marias que tem força, raça, sonho sempre, pelas mães que não têm como dar a seus filhos o pão e a educação. Quero pedir pelas meninas carentes, pelas adolescentes inexperientes, meninas que se tornam mães, pelas mães velhinhas esquecidas em asilos, sem abrigo, sem família, carinho e amigos. Peço também pelas mães enfermas que em algum hospital aguardam pela grande partida.
Quero pedir pelas mulheres ricas, aquelas que apesar da fortuna vivem aflitas e na amargura, algumas voltadas apenas para a busca da beleza externa. Rogo por aquelas que vivem tristes e amarguradas e apesar de casadas vivem só, e por todas que foram abandonadas, as que tiveram que continuar sozinhas, sem um parceiro, um amigo, um ombro querido. Suplico por todas as mães que perderam a fé, que se distanciaram da esperança, que se afastaram de Deus.
Quero pedir por todas nós, independente de quem forem nossos filhos, feios ou bonitos, amáveis ou rebeldes, perfeitos ou deficientes, bem sucedidos ou não. Ajuda-nos a continuar nessa batalha, nessa guerra diária para ser feliz vendo a felicidade de nossos filhos, netos. Dai-nos saúde para podermos continuar fazendo nosso trabalho, cuidando de todos à nossa volta.
Queremos pedir a Mãe de todos, Maria, que ela interceda por nós junto ao Pai e lembre-lhe que quando ele criou EVA, não deixou com ela nenhum mapa de orientação, nenhum manual com indicação, nenhuma seta indicando o caminho correto, nenhuma instrução de como viver, de como, a despeito de tudo, vencer. E mesmo assim... conseguimos aprender. E aprendemos muito nas escolas da vida, seguindo o exemplo de nossas antepassadas, que mesmo sem diploma algum, eram formadas em valores da vida, PHD em Fé e Esperança.
Agradeço a minha mãe Maria que, mesmo sem escolaridade, tinha a sabedoria aprendida nas lutas da vida, soube se antecipar no tempo e me ensinou a conjugar os R – Reutilizar, Reaproveitar, Reinventar, Reciclar tão em moda nos nossos tempos de crise.
Maria Joana Titton Calderari – graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário