5 de mai. de 2009

BOCHA MOURÃOENSE é vice em torneio disputado em Londrina


Responda rápido leitor e leitora do BLOG: se quem joga tênis é tenista, o que é quem joga bocha? Se pensou bochista, errou como eu tenho equivocado ao longo dos anos.
O correto, segundo o atleta, dirigente e professor desse esporte, Jairo Padilha, é BOCHÓFILO. Isso mesmo, parece esquisito, mas quem joga bocha é BOCHÓFILO, que quer dizer segundo o dicionário "sm.1. Aquele que é grande apreciador do jogo de bocha.a.2. Que reúne ou congrega amantes do jogo de bocha.[F.: bocha + -filo.] E bocha vem do italiano "boccia" traduzido para o espanhol "bocha".
E por falar em Jairo Padilha, ele neste final de semana esteve em Londrina ao lado dos companheiros atletas de Campo Mourão, José Cicero Marodim, Wilson Valk, Isvandir Ferreira (Zuza) e Albino Schmeing (Alemão) - na foto acima, participando de um importante torneio de bocha. Tiveram como adversários a ALB - Associação Londrinense de Bocha, AMB - Associação Maringaense de Bocha, ABCM - Associação de Bocha de Campo Mourão e VNPB - Clube Vila Nova de Pato Branco.
Campo Mourão foi vice-campeão, ficando atrás de Pato Branco, com os seguintes resultados: C.Mourão 03 x 00 Maringá (Ind. 12x04, Dup. 12x09 e Trio 12x04); C. Mourão 02 x 01 Londrina (Ind. 12x09, Dup. 06x12 e Trio 12x09) e C.Mourão 01 x 02 Pato Branco (Ind. 12x05, Dup. 10x12 e Trio 05x12).

A ORIGEM DA BOCHA
A bocha (conforme alguns historiadores) remonta a um jogo praticado no Egito e na antiga Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos - pedras redondas.Para Roger Nelson Steiger, no livro: "O emocionante espetacular esporte da bocha", parece entretanto não haver dúvidas que o jogo de bocha é de origem italiana e de que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de "boccie", sendo durante a expansão do Império levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados durante expansão do império.Para ele, já no ano 1500 o boccie era praticado na França, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, tendo sofrido daquele tempo até hoje várias transformações e agora é visto como um esporte de considerável prestígio internacional.Os latinos o propagaram profundamente durante a idade média, sendo o mesmo tão popular que é praticado nas praças públicas e nas ruas, a tal ponto que Caflos VI em 1319, também Carlos V e mais tarde o Patriarca de Veneza em 1576, foram obrigados a proibir a sua prática.
CHEGADA NA AMÉRICA - Trazido para a América
pelos imigrantes italianos, primeiro para a Argentina e mais tarde para outros países. O estado de São Paulo foi onde iniciou no Brasil, depois Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este esporte vem sendo praticado em clubes, centros comunitários, praças.
COMPETIÇÕES - O Brasil se fez representar em diversos campeonatos Sul-Americanos a partir de 1951. O primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha foi realizado em 1964, em São Paulo, com a participação do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sagrando-se vencedora a equipe do Rio Grande do Sul. Em 1987, em São Caetano do Sul realizou-se o 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha.
SUL-AMERICANO - O campeonato Sul-Americano de Bocha foi em Buenos Aires, Argentina, no ano de 1994. No ano de 2006, o Brasil conquistou seu primeiro Campeonato Mundial de Bocha, realizado na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, numa vitória contra a equipe da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário