17 de abr. de 2009

Parabéns dona Íris Tagliari: 80 anos bem vividos!


Este BLOG não é colunismo social, que deixo para as competentes Sibelle, da Tribuna e a dona Sônia, da Gazetinha, com absoluto sucesso.
Mas, nesta sexta-feira, não poderia deixar de registrar e celebrar com alegria e emoção, os parabéns a uma pessoa muito especial que tem muito a ver com a educação e o sucesso de uma das famílias mais tradicionais e importantes do nosso esporte e da nossa cidade: dona Íris Lorenzoni Tagliari (foto ao lado).
Catarinense de Pinheiro Preto, atuante durante muitos anos na Catedral São José como ministra e também na comunidade mourãoense, dona Íris completa hoje 80 anos. Isso mesmo, são 80 anos de uma vida muito bem vivida.
Mãe dos conhecidos Carlão, Itamar, Vanderlei, Luisinho e Sônia Tagliari. Avó, bisavó e esposa do esportista Itacyr Tagliari “in memorian”, falecido há cinco anos, então com 84 anos de idade.
Dona Íris, aparece em uma das fotos abaixo, no Teatro Municipal, em dezembro de 2000, ao lado dos seus “filhos” - jogadores que conquistaram em 1975 o primeiro título do futsal para Campo Mourão, em Paranavaí - por ocasião da entrega do troféu “Tocando de Primeira 2000- comemorando junto com os campeões, os 25 anos da emocionante conquista.
Dona Íris, cuja edição número 01 da revista “O Radar em Páginas”, que ganhei do amigo Edvaldo Goudinho Lopes, o “Futrika”, relata que foi dela a sugestão em uma dia de Natal para que seus filhos jogassem futebol e juntos num mesmo time, e que levassem o sobrenome da família "Tagliari".
Assim surgiu a Associação Tagliari, que através do seu progenitor Itacyr Tagliari providenciou os materiais para os treinamentos. Ele que foi o primeiro e melhor técnico do Tagliari de todos os tempos, não é mesmo Carlão? Não é mesmo Itamar?
Nesta foto histórica de 1975, inserida em um quadro na loja do Carlão Tagliari, no centro da cidade: Itamar e Maria José, Luizinho, Flávio e Sônia, Carlão, ´seo´Itacyr, dona Sônia e Vanderlei, juntamente com as crianças Itamarzinho, Lisliane, Flavinho, Carlinhos, Carlos Itacyr e Marquiinhos
“Com a Tagliari o futebol de salão de Campo Mourão passou por uma acentuada metamorfose em todos os sentidos. Ganhou muitos títulos e elevou o nome da família Tagliari e da nossa cidade...”, relata “O Radar em Páginas”, em outubro de 1975, quando o “guri” Antonio Luiz de Matos, assinava como redator-chefe Você começou muito cedo heim Toninho!”.
Dona Ìris, um beijo em seu coração, que as graças de Deus continuem abençoando a senhora dando muita saúde e imensas alegrias, porque uma família bonita, educada e abençoada a senhora e o senhor Itacyr conseguiram: filhos e netos crescidos e formados.
Enfim, uma família que muito nos orgulha e nos honra, graças a sua mão e coração bondoso, com muita generosidade, acima de tudo.
Parabéns dona Íris: 80 anos de muita alegria, bênçãos e graças. Uma vida muito bem vivida, com certeza.
Ah! Com nada acontece por acaso neste mundo de Deus e não existe coincidências, mas sim providências, qualquer dia eu conto a vocês como e onde fiquei sabendo dos 80 anos da dona Íris Lorenzoni Tagliari. Foi emocionante, não é mesmo Carlão?

Noite memorável do "Tocando de Primeira 2000", considerado o Oscar do Esporte mourãoense: emocionante e inesquecível festa, reunindo no palco do Teatro Municipal os campeões do Futsal dos JAP´s 1975, 25 anos depois.

Dona Íris, ao lado de dois (Sônia e Luizinho) dos seus cinco filhos. Imagem que não tem preço.

5 comentários:

  1. O Ilivaldo Duarte com palavras sábias homenageou a Vó Ires que tento fez por nossa Família e consequentemente por Campo Mourão.

    ResponderExcluir
  2. Ilivanldo, difícil conter as lágrimas ao ler tão belas, sábias e verdadeiras palavras. Só temos a agradecer a Deus a família linda que temos e que somos!

    Por que utilizando suas palavras "porque uma família bonita, educada e abençoada a senhora e o senhor Itacyr conseguiram: filhos e netos crescidos e formados. Enfim, uma família que muito nos orgulha e nos honra, graças a sua mão e coração bondoso, com muita generosidade, acima de tudo."

    Obrigada Ilivaldo por tão honrosa homenagem, Deus lhe abençoe sempre!

    Parabéns Vó Ires, Deus e Nossa Senhora te ilumine e lhe conceda toda a saúde e felicidade!!!

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ilivaldo por essa linda mensagem,
    tenha certeza que deixou nossa mãe muito feliz. Também não me canso de agradecer a voce a grande homenagem do "Tocando de primeira 2000" que ficou gravada em nossos corações.
    Continue essa pessoa generosa. Parabéns.
    Obrigado,por tudo que tem feito pelo esporte.
    Que Deus abençõe voce e sua família.
    Um grande abraço.
    Carlão,Lori e Carla Tagliari

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ilivaldo pela maravilhosa homenagem que você presta à dona Íris, realmente ela é merecedora de encômios, pela sua atuação no seio familiar e social... Convivi com essa família na década de 1970, como partícipe do cast da Rádio Colmeia, transmitindo os eventos esportivos da Associação Tagliari, teve uma época, a pedido do Itamar em que eu filmei um jogo, cuja fita ele ainda deve ter em seu acervo...
    Aproveito esta oportunidade, para desejar a dona Iris muitas felicidades e que Deus a abençoe, juntamente com seus familiares e, com muitas saudades do seo Itacir.
    Abraços: Pedro da Veiga

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ilivaldo, voce foi muito feliz em prestar esta homenagem à D.Iris, a quem carinhosamente chamamos de vó Iris. Nós que por laços esportivos, familiares participamos desta Família e que muito nos orgulhamos por este motivo. Pois junto com os filhos ajudamos a escrever algumas páginas do Esporte Mourãoense no cenário Citadino, Paranaense e Nacional. Vó Iris, sempre religiosa que foi, quando acompanhava a equipe, no inicio da viagem dentro do carro puxava orações para uma boa viagem e que ninguém se machucasse. Parabéns Vó Iris e que Deus lhe abençoe e que esta data se repita por muitos anos, com saúde, paz e harmonia familiar. E com muita emoção peço sua benção, deste seu fã e admirador. Antonio Admir Fuzeto-Beline

    ResponderExcluir