20 de abr. de 2009

O título invicto do Inter e as finais do Paulistão e do Carioca


Grande parte do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso vestem o vermelho e branco nesta segunda-feira para comemorar o bicampeonato gaúcho invicto conquistado ontem no Beira-Rio, após a impiedosa goleada imposta sobre o Caxias, por 8 a 1.
O Colorado que somente em Campo Mourão tem entre os seus torcedores ilustres – José Eugênio Maciel (foto, recebendo o troféu "Tocando de Primeira" em dezembro de 2007), Enio, Hélio e toda a família Maciel, Rubens Sartori, Luiz Carlos Jarutais, Jader Guaraci, Deonísio Letenski, Moacir Prociuncula, Alvimar Castelli, Antonio Carlos Ostrowski, Vilmar Simon, Hilário Dutra, Ronaldo Ragadali, Pedro Scedler, Nevile Pavan e Nilson Haag, entre outros colorados-, fez sete gols ainda no primeiro tempo com atuação perfeita que culminou com aTaça Fábio Koff e o título do Gauchão 2009.
O Inter chegou a 39 títulos gaúchos, contra 35 do Grêmioi, com uma campanha impecável. Foram 21 jogos e nenhuma derrota, com 18 vitórias e apenas três empates. O colorado se consolida como o campeão da década no Rio Grande do Sul: venceu o Estadual seis vezes desde 2000 (2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009), enquanto o tricolor do Olímpico venceu três (2001, 2006 e 2007); a outra foi do Caxias em 2000. Coincidências ou não, no ano passado o Inter havia goleado também outro time de Caxias do Sul, o Juventude, por 8 a 1 e conquistado o título de 2008.

No Rio de Janeiro, o Flamengo do técnico paranaense Cuca venceu o Botafogo e conquistou a Taça Rio, equivalente ao segundo turno e agora vai jogar duas vezes contra o mesmo "Fogão" na decisão do Carioca 2009. O alvinegro deu grande mole e vai ter muitas dificuldades para superar o mengão, que cresce muito na reta final e tem a sua que é a maior torcida do Brasil. Em São Paulo, merecidamente Santos e Corinthians farão as finais em dois jogos no Paulistão 2009. No sábado, "jogando em casa" o Santos detonou o Palmeiras, que foi um time sem futebol, desequilibrado e com sérios problemas no elenco. A agressão do atacante Diego Souza deve custar caro ao jogador - vide abaixo teor da súmula do árbitro. O Corinthians passou fácil pelo São Paulo, que chegou pelo terceiro ano seguido e sem sucesso às semifinais do Paulistão. O timão chegou a 21 jogos sem perder no campeonato e bateu o recorde
com direito a levantar o primeiro troféu do ano: a "Taça dos Invictos", superando a marca anterior do São Paulo que era de 20 jogos sem perder em 2007. Aqui no Paraná, o Coritiba mostrou a sua incompetência no ano do seu centenário ao perder em casa para o Iraty, que ainda não havia ganho de ninguém. Pode? Agora, o título ficou nas mãos do Atlético que terá que fazer três pontos nos dois jogos: um contra o próprio Coritiba e outro contra o Cianorte. A goleada de sábado na Arena, por 3 a 0 sobre o Paraná Clube, praticamente levam os rubro-negros ao título da temporada. Só mesmo uma zebra daquelas para tirar o caneco da baixada.

2 comentários:

  1. Ilivaldo, futebol a parte o Atlético ta na dele. Mais que ridiculo esse regulamento, que levou o furacão jogar sete partidas em casa. Isso é uma vergonha.....

    ResponderExcluir
  2. O mar vermelho com certeza esse ano vai dar muito orgulho . . . dalhe, dalhe, dalhe Inter!

    ResponderExcluir