11 de abr. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Silvana Casali


Neste domingo, 12 de abril, a mourãoense e professora de Educação Física SILVANA CASALI está na ENTREVISTA DE DOMINGO do BLOG DO ILIVALDO DUARTE. Filha da dona Antonia e do "seo" Oscar, Silvana é praticamente uma unaninidade na área esportiva de Campo Mourão, tendo sido atleta do atletismo e do handebol, e treinadora do handebol feminino. Ela começou a sua carreira no atletismo e depois foi para o handebol, onde teve o privilégio de participar da fase áurea desta modalidade que, inclusive, foi Campeão Sul-Americano com uma grande torcida no ginásio Belin Carolo, totalmente tomado e vibrando com a mais importante conquista do handebol mourãoense de todos os tempos. Confira a ENTREVISTA DE DOMINGO para saber o que pensa esta mourãoense vitoriosa e obstinada, e acima de tudo muito organizada, que na manhã do dia 6 de outubro de 2007, foi surpreendida com uma homenagem emocionante no programa Tocando de Primeira, edição 742. Merecidamente, diga-se de passagem, por tudo o que ela fez e continua fazendo para o melhor da nosso esporte e da nosa educação.
Uma excelente leitura com esta celebridade mourãoense, proque afinal de contas, você leitor e leitora do BLOG merece sempre as melhores entrevistas.
Um ótimo domingo e uma Feliz Páscoa para você e sua família. Viva!
Quem é Silvana Casali?
Sou uma pessoa sincera, às vezes até demais, acredito nas pessoas e que você colhe aquilo que planta. Nasci em Campo Mourão, no dia 21 de novembro de 1960, sou filha do casal Oscar e Antonia Casali, e como mourãoense, sempre morei aqui. Minha infância passei na rua (aquele tempo ainda se podia), na avenida João Bento com a rua Harrison José Borges, brincando de pega-pega, subindo em àrvores, futebol, betes passa anel, etc. Na minha rua tinha umas 30 crianças, era uma festa. Que saudades!

Emoção: família reunida e uma só paixão, o Grêmio Portoalegrense. Uma imagem de muitíssimo valor!
Onde você estudou e iniciou sua vida profissional?
Estudei nos colégios Santa Cruz, Cristo Rei e Estadual de Campo Mourão, fiz a faculdade de Educação Física na UEM (Universidade Estadual de Maringá), e Pós-graduação de Educação Física do 1º grau pela UFPR (Universidade Federal do Praná). Profissionalmente comecei na prefeitura e na Arcam, em 1982, antes de me formar. Na prefeitura, comecei trabalhando com escolinhas de atletismo, handebol e no setor de Eventos (junto com as professoras Lenamar e Ioquiko. Na Arcam, dei aulas de ginástica, natação, iniciação esportiva (Projeto Futuro), além de organizar alguns eventos, gincanas, Colônias de Férias e competições.
O que você faz hoje profissionalmente?
Na gestão da professora Rita de Cássia como diretora do Colégio Marechal Rondon nos últimos anos, fui eleita e trabalhei como vice-diretora ao lado da professora Lorene. Atualmente, sou professora de Educação física nos Colégios Marechal Rondon e Darcy José Costa, e também coordeno o projeto de Xadrez “ Xeque Mate”, contemplado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.
Silvana e alunos do Col. Mal. Rondon em foto exclusiva para este BLOG, ao lado de um dos símbolos da Capital do Centro-Oeste do Paraná
Quando e onde começou a sua participação no esporte?
Comecei no Colégio Estadual de Campo Mourão, quando estava na 6ª série, tive uma professora de educação física (Madalena Kloster) que incentiva seus alunos a participar de competição que o colégio promovia. Comecei no atletismo.

Em Agosto de 1977, disputando jogos em Toledo, no Oeste do Paraná
Qual o seu esporte preferido e quais suas principais conquistas nesse esporte?
Na verdade são dois esportes, o handebol e o atletismo. No handebol fui bicampeã dos JAP´s (1979 e 84), vice-campeão Brasileira (86) e campeão Sul-Americana (87); como técnica fui campeã paranaense em 1990 com a equipe masculina da Unidade Pólo nos Jogos Estudantis. No Atletismo, na modalidade de arremesso de peso fui vice-campeã dos Japs (84, 86 e 88), campeã dos JAPs (85 e 87) e recordista do troféu TV Coroados, realizado em Londrina no ano de 1985.
Silvana e o timaço de handebol de 77
Medalhas no Atletismo: uma constante na carreira da atleta Silvana
Como era praticar atletismo naquela época?
A primeira competição da qual participei foi em 1973 no estádio Roberto Brzezenki (RB) nos Jogos Infantis Regionais, cuja cidades participantes eram Campo Mourão, Goioerê, Cascavel, Marechal Candido Rondon e Umuarama. Ganhei três medalhas no salto em altura, uma de primeiro lugar, uma de terceiro no salto em distância e uma de segundo lugar no revezamento 4 x75. O atletismo ressurgiu na minha vida quando fui para faculdade, a partir daí foi que comecei a treinar. Mas na modalidade individual você tem que ter muita determinação, pois os treinamentos são solitários.
A primeira medalha a gente nunca esquece, não é mesmo Silvana? Olha ela aí na foto, no Atletismo.
Silvana, considerando os atletas de ontem e de hoje, quais seriam dois timaços no handebol feminino? E no masculino?
Permita-me montar uma equipe feminina de ontem, pois não tenho acompanhado muito o handebol dos dias atuais. O meu timaço seria: Gika, Sônia, Solange, Bebê, Lenamar, Márcia e Tininha. No Masculino: Custódio, Ubiraci, Birão, Luiz Carlos, Ricardo, Jonas e Marcelo.
Campo Mourão ainda poderá ter uma nova geração de atletas de talento e glórias como aquela que você viveu?
Tudo é possível, o que é preciso fazer é um trabalho contínuo e em conjunto, direcionando o foco para dentro da escola, pois lá está a criança, o adolescente, com muita energia pra ser gasta.
Na sua opinião, como o jovem hoje em dia encara o esporte?
Penso que hoje há um excesso de oferta de atividades e o esporte não é uma das primeiras opções deles. Lembro-me bem que nós íamos treinar às cinco e meia da manhã porque tínhamos que trabalhar. Hoje se tem muitas opções de horários e locais. Mas, ainda acredito que o esporte continua sendo um dos melhores caminhos.
Você pensa em ser técnica novamente de uma equipe mourãoense? Atualmente não faz parte dos meus planos.
O que você não fez como atleta e professora, que se tivesse oportunidade, ainda gostaria de fazer?
Pode ser que olhando para trás, não tenha feito da melhor forma, mas fiz tudo o que foi possível no momento.
Emoção na Rural AM: Silvana em outubro de 2007 é a mais nova Celebridade do Tocando de Primeira.
Qual é o seu time do coração?
Não acompanho muito e nem sou uma torcedora fanática, mas por influencia torço para o Grêmio Portoalegrense.
Como torcedora e cidadã, não passou da hora de Campo Mourão ter um novo ginásio de esportes?
Com certeza, tanto é verdade que estamos tendo dificuldades em sediar alguns Jogos do Campeonato Paranaense de Futsal, pois não temos quadras de tamanho oficiais.
Como você analisa a situação atual do Parque do Lago, “sem lago” e em um visual lastimável?
Com tristeza, pois fazem aproximadamente muitos meses que aconteceu o “desastre” e não se tem uma previsão de quando as obras serão concluídas. Não é apresentado nenhum cronograma a população, é um descaso, com o nosso cartão postal.
Como foi o Projeto de Xadrez no Colégio Mal Rondon? É verdade que ele retorna este ano, mas em outro colégio? Se sim, Por quê?
Comecei a me interessar pelo xadrez em 2004, quando participei em Faxinal do Céu, do Seminário Internacional de Xadrez. Sugeri aos membros da APMF para apresentarmos um projeto pela lei de incentivo ao esporte. Em 2006, depois de aprovado, fomos buscar os parceiros, e conseguimos através da Coamo. Montamos uma sala exclusiva (mesas, cadeiras, relógios, computador, mural) para a prática do xadrez. Contratamos monitores, participamos de várias competições e realizamos o 1º Torneio de Xadrez das Escolas Públicas de Campo Mourão, com a participação de aproximadamente 300 alunos. Em 2007 e 2008, em parceria com a prefeitura foi disponibilizado monitores para dar continuidade ao trabalho, já que há estrutura física.
Ao lado do professor Idevalci Maia - autor da lei de Incentivo ao Esporte, Antonio Sérgio, superintendente Administrativo da Coamo e Deonildo Rorato, presidente da Associação de Pais e Mestre do Coégio Marechal Rondon, n aestreia do projeto Xadrez na instituição.
Em 2009, com o projeto da Lei de Incentivo aprovado pela Fecam e parceria da Coamo, solicitei ao atual diretor do Colégio Marechal Rondon - Professor Nereu - se poderia dar continuidade ao projeto no seu colégio. Ele disse que não, pois já havia passado a coordenação da Sala de Xadrez para o professor Artur Fernando Monteiro. Mas, vale ressaltar que o espaço físico que o colégio montou para seus alunos é utilizado para treinamento do selecionado de Campo Mourão. Com o projeto aprovado e tendo a Coamo como parceira, procurei o Colégio Estadual Darcy José Costa e o professor Osmar Alves Ferreira - atual Diretor-, disponibilizou o espaço para que pudesse dar andamento ao projeto. Estamos trabalhando desde fevereiro e tenho certeza que colheremos bons frutos, pois o objetivo do projeto é incentivar e aperfeiçoar a prática do xadrez, participar de competições a nível municipal e regional.
Ética em uma frase é...
Agir corretamente quando ninguém está nos observando.
Cite três personalidades esportivas?
Três pessoas que foram muito importantes na minha carreira, pela ética, postura, ensinamentos , oportunidade e por não me deixarem desistir: Paulo Gilmar Fuzeto, Itamar Tagliari e Jair Grasso.
Cite três personalidades mourãoenses?
José Aroldo Galassini, pelo espírito empreendedor e acreditar que tudo é possível; Dona Jacira, pelo amor e dedicação; e o Geraldo dos Santos, da Fiorella, por ser empreendedor, diversificar suas atividades e acreditar em Campo Mourão.
A Campo Mourão do presente......
O que posso falar de Campo Mourão? Nasci aqui, estudei e vivi aqui bons momentos como pessoa e atleta, aqui trabalho. Adoro essa cidade e não sei se conseguiria morar em outra cidade.
A Campo Mourão do futuro....
Espero que essa onda de crimes não perdure por muito tempo, que as autoridades lutem pelo bem comum e deixem de lado a vaidade.
Cite professores de Educação Física destaques em Campo Mourão.
Idevalci Ferreira Maia, pelo ensinamento passado aos seus alunos e pela Lei de Incentivo ao Esporte; Carlos Koch, o “Carlão”, pelo equilíbrio e a Lei que torna obrigatória a inclusão do ensino de Xadrez no currículo das escolas municipais de Campo Mourão (ainda não colocada em prática), Rosângela Pombo Koch, pelos anos dedicados ao vôlei incansavelmente; o professor Ricardo, pela paixão pelo esporte e sempre parceiro; e os professores Paulo Cesar Costa, o “Paulinho do Atletismo” e Edson Hirata, o “China do Basquete”, pelo trabalho desenvolvido em suas modalidades. Não citei os professores Gilmar, Itamar e Jair Grasso, por terem sido elencados anteriormente como personalidades esportivas.

Rosângela e Carlos Koch, professores e marido e mulher: lembrados e destacados por Silvana Casali
Qual o seu recado aos leitores do BLOG?
Ilivaldo, antes de finalizar com esta última resposta, quero te dar os parabéns pelas homenagens que você tem feito em seu programa Tocando de Primeira, na rádio Rural AM. E dentre elas, quero destacar duas como muito especiais: as feitas para o professor Matsumi e para o massagista (massoterapeuta) Nestor Fernandes, o “Gringo”!. Continue assim, fazendo com que as pessoas não fiquem no esquecimento.
Nestor Fernandes, o "Gringo" e a professora Silvana, ao final da homenagem do Tocando de Primeira, que o elegeu a Celebridade do programa 778 em 14 de junho de 2008
Obrigada por esta oportunidade de estar na ENTREVISTA DE DOMINGO, foi uma oportunidade para reviver e recordar. Desde que recebi e li as suas perguntas, tenho feito uma reflexão sobre a minha vida. Hoje especialmente (sábado) peguei minhas caixas de fotos e continuei a viagem. Acredito sinceramente que recordar é viver, por isso, muito obrigada. Valeu mesmo. Um grande abraço e um beijo no seu coração e de todos os leitores e dos meus amigos. Uma Feliz e Santa Páscoa.




11 comentários:

  1. Parabens Ilivaldo, bela entrevista e parabens para a Silvana que sempre esteve presente no esporte mourãoense, seja participando como atleta ou contribuindo com ele, temos ainda que lembrar que é uma educadora e cuida com carinho dos nossos pequenos mourãoenses..Pararabens.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns parece pequeno perto de uma pessoa tão grandiosa como a Silvana Casali...admiro a sua capacidade de ir sempre a luta e batalhar pelo esporte tanto no passado como no presente. E gostaria de agradecer por ser lembrada e de ter a oportunidade de conviver aprender com seus ensinamentos todos os dias.
    Valeu Ilivaldo.
    Rosangela Koch

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ilivaldo. A Silvana é uma pessoa que merece esta homenagem por vários motivos,pela profissional competente que é, pelos títulos como atleta, pela filha e tia maravilhosa que sempre valorizou a família, pela amiga, mas principalmente pelo ser humano incrível que é de enorme coração. Ela é muito correta, determinada e companheira. Com todo este currículo, ainda esqueceu de dizer que recebeu o título de Mérito Esportivo. Parabéns Silvana. Você tem nuito ainda a oferecer para Campo Mourão.
    Carlão

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista, a Professora Silovana foi uma excelente atleta que ao longa de sua carreira conquistou muitos títulos para nossa cidade, e uma excepecional profissional de Educação Física, exemplo de ética, um verdadeiro exemplo a ser seguido, pelas suas atitudes e trabalho desenvolvido em prol do nosso
    esporte.
    Um forte abraço... de uma pessoa que a considera muito!!!
    Prof. Paulo Gilmar Fuzeto

    ResponderExcluir
  5. Valeu Ilivaldo,excelente entrevista,a amiga Silvana merece todas as homenagens possíveis.

    ResponderExcluir
  6. ela é uma otima profissional, dedicada ao extremo, pena que alguns politiqueiros não reconheçam o seu valor.
    beijos... de uma pessoa que ta com saudades.
    josé

    ResponderExcluir
  7. Querida irmã ficamos orgulhosas de Você, realmente esta homenagem foi muito interessante.Pois sempre foi está mulher guerreira, correta,comprometida com tudo o que faz e com todos que te cercam, sempre apoiando e incentivando as realizações do próximo, só tenho a te agradecer e te admirar... Parabéns. Te amamos. Seila e Maria Antonia.

    ResponderExcluir
  8. Leitura sempre é bom . . . mesmo que depois de algum tempo. Professora Silvana, além da saudade do tempo que trabalhamos juntos. Fico muito orgulhoso do quanto sua experiencia sempre me fortaleceu! Parabéns Ilivaldo, ótima entrevista.

    Vilmar Simon - Honório Serpa-Pr

    ResponderExcluir
  9. Ola cara Silvana Casali, navegando pela internet te encontrei, mas não sei quem és tu, pórem tem o mesmo sobrfenome ao qul eu tenho tambem. atualmente moroem nova mutum MT, e o dia de amanha só Deyus sabe. se vc vier a ler este comenterio ente em contato por favor. o meu email é: casalivaldecir@yahoo.com.br. abraços

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante essa entrevista e parabéns a Silvana pelos anos dedicados ao esporte de Campo Mourão.

    Em 1981, então com 11 anos fui aluno dela na escolinha de atlestismo que funcionava no Estádio. Depois joguei handebol, num time que ela formou para participar de um campeonato na UEM, no tempo em que ela era estudante. Desde então aprendi o valor do esporte na vida da gente e sempre pratiquei alguma modalidade e pretendo continuar praticando.

    Grande abraço,

    Vanderlei Dissenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi suo de caxias do sul e meu nome é betinho (luis alberto casali) adorei ver esta homenagem que fizerem pra você.
      Até me fez relembrar da minhas comquita e mais ...
      Bom parabens bj estamos orgulhosos.

      Excluir