25 de abr. de 2009

COLUNA DA PROFESSORA MARIA JOANA: "Vossa Excelência me respeite!!!”


Para a professora Maria Joana (foto) que publica a sua coluna neste final de semana no jornal Gazeta do Centro-Oeste e neste BLOG, com o título "Vossa Excelência me respeite!", a cada denúncia de um novo escandâlo pela imprensa, cresce o descrédito das instituições, autoridades e da própria democracia. Leia para uma boa reflexão de final de semana.
"Vossa Excelência me respeite!!!, ”Esse é o grito que está calado dentro da garganta de todos os brasileiros conscientes. Como gostaríamos de poder dizer, face a face, olho no olho, a todos os nossos representantes, a todas as autoridades que governam este país, a todos as “excelências”que queremos RESPEITO.
A cada novo escândalo denunciado sempre pela a imprensa, aumenta o descrédito às instituições, às autoridades e à própria democracia. O deputado ACM Neto chega a achar que "a imprensa quer fechar o Congresso".
Na verdade o Congresso está praticamente parado,só se nota que está aberto pelo noticiário policial que produz diz o jornalista Clóvis Rossi. E quanto mais discutem os problemas nos três poderes mais vão revelando a real identidade dos envolvidos.
Quarta feira a bola da vez foi a troca de acusações, o bate-boca e o pedido de respeito entre o ministro do Supremo Joaquim Barbosa e o presidente da Casa, Gilmar Mendes, que revelou a crise na Corte Suprema da Justiça do país. "Vossa Excelência está destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro", afirmou Joaquim, dizendo que Gilmar não estava falando com "seus capangas" de Mato Grosso. Ambos pediram para ser respeitados...
Enquanto isso no Congresso desgastado por sucessivas e intermináveis denúncias, os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, criaram limites ao uso de passagens pelos parlamentares. A medida foi tomada em meio ao escândalo do uso dos bilhetes por parentes e amigos dos políticos, que tornaram o Congresso numa agência de turismo paga por nossa conta. Entre Janeiro de 2007 e outubro de 2008, deputados federais e seus parentes e amigos utilizaram a cota de passagens da Câmara para fazer 1.885 viagens internacionais ou 3 passagens por dia, em média. Informa o site Congresso em Foco. Isso equivale a 89,8 viagens internacionais por mês. Nos 21 meses analisados, foram gastos R$ 4,7 milhões com média mensal de R$ 226,9 mil.
Agora, as passagens serão de uso exclusivo dos parlamentares, e viagens ao exterior só poderão ser feitas com autorização. Além disso, uma das principais fontes para a farra das passagens, a possibilidade de acumular créditos para usar em viagens particulares, foi extinta. Após anunciar a decisão, Temer disse que haverá “anistia" para abusos cometidos até ontem. Outras medidas moralizadoras como coibir o uso irregular de verbas indenizatórias, serão discutidas semana que vem. Não se descarta a inclusão da verba no salário dos congressistas e fala-se até de aumento dos seus salários...
Mas, vários deputados já criticam as novas regras e pedem respeito aos seus “direitos. "Até ontem era tudo [o uso de passagens] lícito, então por que mudou? É um bando de babaca" disse Ciro Gomes. "Quando cheguei à Câmara, me disseram que eu podia usar até para ir à Lua" afirmou Silvio Costa. "Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá? Não é correto. Foi uma decisão acuada da Mesa", disse Silvio Costa (PMN-PE), sob aplausos de colegas. A análise de Eugênio Bucci, jornalista, professor de Ética da Escola de Comunicações e Artes da USP é dura e verdadeira. “Dizem que a esperteza, quando é muita, engole o dono. O que estamos vendo agora é que a esperteza está engolindo o Congresso Nacional. Um imenso bueiro se abriu sob os dois pilares de concreto do Senado e da Câmara, no centro da Praça dos Três Poderes, em Brasília. É um maremoto. A reputação das duas Casas vai naufragando”. E o respeito ao eleitor, ao contribuinte onde fica?
Maria Joana Titton Calderari – graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário