13 de mar. de 2009

Prepare o radinho.... a bola vai rolar


A pedido do BLOG, o radialista Gerson Maciel (foto) - narrador da Rádio Rural AM na temporada 2009 do Campeonato Paranaense de Futsal (Chave Ouro) - escreve sobre a expectativa dos times às vésperas do início do certame
Às portas de mais um Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro, é inevitável a indagação: Será que este é mais um ano do time tal? E fazemos uma rápida viagem no tempo.




Disputado desde 1995, o Campeonato Paranaense, que nos dois primeiros anos contava com um quadrangular de pontos corridos para se conhecer o campeão, a partir de 1997 começou a ganhar o formato atual. A partir de então, grandes equipes começaram a ser formadas.
Quem não se lembra da hegemonia dos times do Oeste, com a rivalidade entre Foz, São Miguel , Cascavel e o Pato Branco do Sudoeste. Em 14 edições, 11 títulos foram divididos entre essas equipes.
Apenas em 2007, uma equipe de outra região, o Umuarama conquistaria o Estadual. Feito que se repetiu também no ano passado, quando venceu na final o surpreendente Maringá.
Para 2009, o Maringá apresenta no papel uma equipe ainda mais forte. O Umuarama tem o peso dos dois últimos títulos e certamente terá um time competitivo mais uma vez. O Londrina, que em 2008 reapareceu na Chave Ouro com um time forte, tem tudo pra repetir o feito. Curitiba volta a ser representado, agora pelo Paraná Clube, pelo menos tem nome e uma boa estrutura. Cascavel, Marechal, Pato Branco são sempre fortes concorrentes. São Miguel está de novo na área e merece atenção. Os demais correm por fora. Para onde irá o título de 2009? A sorte vai ser lançada.
Campo Mourão - Quanto ao Campo Mourão Futsal, tudo é expectativa. Mas pelo que se apresenta até o momento, a promessa é de uma equipe mais consistente. Estávamos animados com a presença do Jerônimo no gol mourãoense para substituir o ótimo Cristhian, mas o rapaz “pisou” na bola.
Chegou Olinha, jovem de 20 anos e bom goleiro, que deu trabalho para Campo Mourão no ano passado. Que seja feliz. A presença do Bijú ( fixo de verdade) e Maringá, dá uma segurança defensiva que não tínhamos em anos anteriores. Sandrinho, Juninho e Welington, se bem fisicamente e entrosados, podem render muito. Pela juventude, habilidade e rapidez. Eles devem dividir com o bom pivô “filho da terra” Paulinho, a responsabilidade dos gols.
Juntando-se à Esquerda, Reverson, Gelsinho e os garotos sub-20, levam para as quadras a esperança do torcedor mourãoense de chegar a ver seu time entre os melhores do futsal paranaense.
Créditos para os nossos dirigentes, que foram em busca de parcerias e à caça de bons valores para compor o plantel. Os primeiros jogos nos mostrarão o desempenho do jovem treinador Fabio Ascencio, no comando da equipe mourãoense.
Tem a nossa torcida. E da torcida, a observação. Agora, é comprar pilhas para o radinho, porque, futebol sem rádio não tem graça.
*Gerson Maciel, narrador esportivo da equipe da Rádio Rural AM que transmitirá todos os jogos do Campo Mourão Futsal na Chave Ouro 2009. A primeira transmissão será neste sábado, direto de Maringá, contra o Cyagim.

Um comentário: