7 de mar. de 2009

Pelé diz que o único know-how que o Brasil vendeu para os EUA foi o futebol

Batizado Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador do mundo Pelé, que pendurou as chuteiras em 1977, foi o entrevistado desta semana nas páginas amarelas da revista Veja.

Abaixo, publico nove trechos interessantes da entrevista à Veja, para os leitores do nosso BLOG.

1. “Ganhei dinheiro com palestras e publicidade depois que parei de jogar. Fiz muitos comerciais, mas nunca de bebida alcoólica, política, religião ou tabaco.”
2, Aposentei como atleta profissional no ano passado. Desde outubro, recebo quase 3 000 reais do INSS. Já pago meia-entrada no cinema e posso até pegar ônibus de graça. “
3.””Por causa da experiência de ter sido ministro, nunca mais quero ter cargo público. Faltam verbas e a política impede a gente de fazer as coisas.”
4. “ Mas, assim como não quero ser político, nunca quis treinar jogadores profissionais, que têm defeitos difíceis de tirar. E, depois de ter alcançado o que alcancei como atleta, a posição de técnico me deixaria vulnerável. O jogador perde o pênalti e o técnico é o responsabilizado e desrespeitado. O time não rende e quem paga é o técnico.”
5. “Os salários dos jogadores ganharam essa dimensão por causa das empresas interessadas em fazer publicidade. O Santos pagava o meu salário com a bilheteria dos jogos.”
6. “ Os jovens têm de saber o valor que o Brasil tem e que o Pelé tem. Nós, brasileiros, por educação ou cultura, não damos valor ao que é nosso. O argentino é completamente diferente. Tem orgulho de tudo o que é seu. Todo mundo sabe que o Pelé foi melhor que Maradona: cabeceava melhor, chutava com as duas pernas... Maradona só chutava com a esquerda. Foi um grande jogador que, infelizmente, se envolveu com drogas. Mesmo sim, os argentinos ainda falam que ele foi o melhor.”
7. “O brasileiro me ama, me adora. Agora, culturalmente, tem cisma com quem faz sucesso. É importante lembrar que o único know-how que o Brasil vendeu para os Estados Unidos foi o futebol – e isso ocorreu com a ida do Pelé para o Cosmos. Depois disso, o futebol se tornou o esporte mais praticado pelos americanos com menos de 20 anos.”
8. “É difícil carregar a fama do Pelé. É um desafio minuto a minuto, porque as tentações são muitas. O Edson é humano e adoraria levar uma vida mais divertida, mas sabe que é o equilíbrio e a base do Pelé. Os dois sabem quanto é importante não decepcionar o povo brasileiro.”
9. “O Pelé é imortal. O Edson não tem medo de envelhecer, nem de morrer. Agora, eu me preocupo com a minha saúde. Faço exercícios e fecho a boca para manter o peso: 78 quilos, o mesmo que eu tinha quando parei de jogar. É bom para a minha altura, 1,72 metro. Com o topete, ganho mais 1 centímetro. Tenho pouco cabelo branco.”

Um comentário:

  1. O Pelé foi o maior jogador que se viu,mas quando abre a boca...ai ai....só por Deus mesmo.

    ResponderExcluir