8 de mar. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Sônia de Castro Singer


O BLOG DO ILIVALDO DUARTE entrevista semanalmente personalidades ligadas ao esporte e a outras áreas, que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e região.
A estreia da ENTREVISTA DE DOMINGO foi com a mourãoense KARLA MARIA TURECK, Secretária Especial do Esporte, Recreação e Lazer, e diretora-presidente da Fecam.

Neste domingo, a entrevista é com SÔNIA MARIA DE CASTRO SINGER, Secretária Municipal de Cultura e diretora-presidente da Fundacam.

UMA ÓTIMA LEITURA.


ENTREVISTA DE DOMINGO

Quem é a Secretária da Cultura de Campo Mourão? Sou Sônia Maria de Castro Singer, brasileira, nascida em Araruna em 25 de novembro de 1959. Sou casada com Carlos Singer desde 23 de junho de 1979, mãe de quatro filhos (Pedro Henrique, Ana Carolina, Julio Cesar e Olga Eliza.) e avó de três netos (Bruna, Gustavo e Maria Fernanda). Posso dizer que sou uma sonhadora e idealista, que deseja um mundo melhor para todos.

Desde quando reside em Campo Mourão? Desde agosto de 1977, quando terminei o segundo grau, fiz minha Faculdade e tive o meu primeiro emprego nas Lojas HM.

Pratica algum esporte? Qual o seu preferido? e Quak é o seu time? Gosto muito de praticar exercícios físicos, ando de bike, faço caminhada e exercícios de alongamento. Não tenho um time preferido, mas torço pelo Brasil.

Quando a Senhora foi convidada para ser Secretária de Cultura em Campo Mourão? Estou na Administração Municipal desde 5 de novembro de 2005, inicialmente como diretora da Secretaria de Ação Social e em 5 de fevereiro de 2007 fui convidada e aceitei assumir a Secretaria Especial de Cultura e presidência da Fundação Cultural (Fundacam).

Qual a importância da Cultura nos dias atuais? Vejo a Cultura de extrema importância não só para os dias de hoje mas desde suas primeiras manifestações. O poder de transformação exercido pela e através da Cultura nas pessoas em nossa sociedade, desperta a capacidade crítica e novas visões de mundo em todos os seus aspectos.

Quais são seus grandes sonhos a frente da Fundacam? São vários, primeiro garantir o percentual dos investimentos na Cultura (hoje, estamos conseguindo investir quase 1.5%, o qual já é maior que o aplicado na maioria dos Municípios brasileiros), porém, precisamos garantir este percentual, para atingir nossos objetivos. A descentralização é outro grande sonho, que hoje já começa a ser realidade com a nossa Casa da Música no Jardim Araucária. E neste ano estaremos inaugurando uma Biblioteca no Lar Paraná em parceria com o Sesi.

Qual é o orçamento da Fundacam para 2009? O orçamento aprovado é maior que o do ano passado, mas por medida de precaução visando redução de despesas, vamos executar o orçamento de 2008 que foi de R$1.630.000,00.

Comente um pouco do trabalho da Fundacam. A Fundacam é responsável pelo fomento, produção e consumo de bens culturais, através de suas três direções e nove divisões. Realiza anualmente meio milhão de atendimentos à comunidade mourãoense e regional. Além das coordenações, posso destacar várias áreas como a Banda Municipal, Academia de Letras, Associação de Escritores, Corais Adulto e Infantil, Associação de Pioneiros,de Artistas Plásticos, Músicos sertanejos, Artesões. A Fundacam conta com a Lei Municipal e Incentivo à Cultura nas modalidades Mecenato e FEPAC (Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais). Seu trabalho é acompanhado pelos Conselhos Municipais de Cultura e de Patrimônio Cultural, onde são discutidas as principais realizações e o orçamento. A Política Cultural da Fundacam é definida através do Fórum Municipal de Cultura.

Na sua opinião, quais são as principais virtudes da Cultura mourãoense? O apoio aos artistas e trabalhadores da cultura, pensando a inclusão e a plena cidadania de todos, a valorização da Cultura local e regional, sem oposição do que vem de fora, mas sim procurando a construção da democracia cultural. Também, a grande efervescência cultural existente na cidade com os grupos de dança, música, teatro, circo e a cultura popular com as folias de reis, grupos carnavalescos e o hip-hop, entre outros.


Quais são as suas prioridades a frente da Fundacam? Primeiro, a aprovação do índice de investimento, que é primordial para que os sonhos possam ser realizados. A PEC 150 (Proposta de Emenda Constitucional) está tramitando no Congresso Nacional já há algum tempo e a luta é pela aprovação de percentual de 2% para o Governo Federal aplicar na cultura; 1.5% pelos Governos Estaduais e 1% pelos Municípios. Outra necessidade é a construção de um barracão cenotécnico para armazenar cenários e materiais de decoração.

Como a Senhora analisa a Campo Mourão de hoje? Campo Mourão está investindo na qualidade de vida de sua população, na geração de empregos e nós esperamos que seja ainda melhor em um futuro próximo. Por isso, os investimentos no desenvolvimento da produção cultural é fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

O que os cidadãos mourãoenses podem esperar da sua administração a frente da Fundacam? Esperar muito trabalho para que a Cultura possa interagir fazendo interfaces com outras políticas para atuar ainda melhor e felizmente, estamos caminhando para isto.


Qual o legado que a Senhora gostaria de deixar quando não estivesse mais na Fundacam? Que eu realmente tenha contribuído de forma positiva para o desenvolvimento da nossa Cultura, das condições de trabalho dos nossos colaboradores, com um tratamento humanizado que todos eles merecem.

Em uma palavra, a cultura de Campo Mourão é ? Ótima.

Um recado para os leitores. Desejo a todas as mulheres mourãoenses um feliz Dia Internacional das Mulheres. A nossa cidade é feita por mulheres batalhadoras que merecem todo o nosso respeito e consideração. Convido os mourãoenses interessados na Cultura para participar do Fórum Municipal de Cultura que será realizado nos dias 20 e 21 de março às 20 horas, no Teatro Municipal com a presença da Secretária Estadual da Cultura Professora Vera Mussi. E aproveitem ao máximo tudo o que a Fundacam oferece para vocês nas suas inúmeras áreas. A você, Ilivaldo, obrigada por esta oportunidade, desejando muito sucesso no seu BLOG e nas suas atividades. Um abraço e muitas felicidades a todos os leitores.

NOTA DO BLOG. Agradecimentos a Secretária Municipal da Cultura pela presteza e participação na coluna deste dia, que é importante também a medida em que saúda as mulheres de Campo Mourão e de todas as partes do mundo.

11 comentários:

  1. Tenho 34 anos de idade,sou de uma época em que nos reuniamos aos sábados a tarde para fazer teatro,meu Deus,quantas apresentações,quantas viagens,quantas risadas gostosas nos fins de semana,trabalhavamos a semana esperando ansiosamentes para soltarmos a imaginação no abençoado dia de sábado,viajar nos contos de fadas.Téspis,Pequenos Bufões,Trups,eram apenas alguns dos grupos,não precisavamos mendigar para ter apoio do munícipio,quantas saudades da Regina Gaetner,Hugo Orsei e Edilaine de Castro,quantas saudades das histórias,pena que tudo isso acabou,os grupos morreram,pena que o sonho virou pesadelo,o que vemos hoje são só mentiras,o teatro está morto,a cultura não vai mais aos bairros como ia antes,o Teatro Municipal está as moscas,meu Deus do céu,quanta tristeza quando estive lá a poucos dias,quanta tristeza ver os camarins todo quebrado,quanta tristeza quando os funcionários falam que nada mais existe,a não ser o sonho que tudo um dia volte a ser como um dia já foi.
    Nós pessoas que já fizemos teatro,que já nos envolvemos,não somos massa de manobra,não engolimos qualquer mentira,pena que a Cultura de Campo Mourão,que já foi um exemplo em todo o Paraná,pena que essa cultura esteja morta por incompêtencia de toda uma administração, que simplesmente não sabe o que é uma sinfônia numa tarde de primavera no parque do lago,nós amantes do teatro,amante das artes,nós que consumimos cultura,estamos de luto.
    abraço e boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  2. Ilivaldo,como homenagear alguem que destruiu praticamente tudo que tinha de bom na nossa cultura? talvez ela nem seja a principal culpada,mas faz parte de um sistema que fez ruir tudo que levou anos para ser construído,temos verdadeiras artístas que mereciam essa homenagem,como a melhor secretária que tivemos, Edilaine, a atriz Viviane Lima,as bailarinas Mariusa Bregoli, Samantha Andrade,nas artes plásticas temos o talento da Juliana,na literatura também temos nomes de relevância como a Cida Freitas.Nós da cultura somos muito honestos,e devo dizer que sua escolha foi no mínimo infeliz.
    O movimento cultural está morto a 5 anos.

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos a equipe é boa e quer acertar....só isso.

    ResponderExcluir
  4. A reclamação sobre a cultura é muito grande. Na cidade inteira só ouvimos pessoas questionando o direcionamento que esta sendo dado a esta área. O grande exemplo esta nos comentários aqui colocados. Vão desde reclamações até denuncias, como por exemplo acidente com veículo da prefeitura. Todavia não podemos esquecer, que apurações a parte, temos que ver que na cultura tem uma equipe boa e que faz apenas o que a chefia lhes permite. Temos que continuar apresentando projetos para cultura. Já apresentei vários deles, por exemplo sou fundador da APIM, que hoje por politicagem da chefia, as pessoas da área são proibidas de me convidar pros eventos desta associação que fundei. Estou a disposição na câmara de todos. Dos que reclamam, cobram, denunciam, mas tambem da chefia para dar agilidade nos projetos que interessam a cultura de Campo Mourão.

    ResponderExcluir
  5. O duro é saber que não existe perspectiva de melhora,não podemos esquecer que o governo Requião quase acabou com o Ballet Guaíra,a lei estadual de incentivo a cultura está travada,o projeto Contacultura foi enterrado,os grandes artistas paranaenses estão migrando para o eixo Rio - São Paulo,e infelizmente Campo Mourão está seguindo o mesmo caminho do governo do estado...ou seja...a lugar nenhum,a sorte é que temos uma ótima equipe que trabalha e ama o que faz,apesar da inoperância e falta de criatividade da chefia,falo com a autoridade de quem vive e milita na cultura pelo menos 20 anos.

    ResponderExcluir
  6. As críticas que lemos em alguns comentários maldosos sobre a entrevista da Secretária Sônia Singer, nos entristece muito, pois a mesma tem uma vontade imensa de fazer o melhor pela cultura mourãense, tem nos dado toda a liberdade para trabalhar, para criar, para promover a cultura de uma forma geral. Falo isso por que tenho falado com outros colegas, inclusive coordenadores de setores da Fundacam.
    E o sentimento é o mesmo: Hoje podemos fazer, pensar, nos envolver, produzir com extrema liberdade por parte da Sônia. Ela é humana, inteligente, incentivadora e SAIBAM que ela conhece muito da área cultural. Na música, que é meu setor, estamos bem servidos com a Casa da Música no Jardim Araucária, uma obra que começou na gestão do Tauillo e foi terminada e inaugurada com o Prefeito Nelson e onde temos as melhores condições de trabalho, vários cursos de instrumentos e vozes, auditório para apresentações musicais e apoio a Banda Municipal, Assosercam e principalmente FESTIVAIS que é a principal vitrine do músico, oque no passado recente não foi incentivado. Portanto amigos internautas dos comentários ruins, vamos enxergar o próprio umbigo e elogiar mais e criticar menos para uma sociedade mais justa e culturalmente melhor.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe,mas não vi ninguem com comentários maldosos,o que existe são pessoas querendo que a cultura volte no mínimo a mesma qualidade que tinha antes,ver a verdade é um direito e dever de todos,quem tapa o sol com a peneira são alguns alienados que preferem um BBB do que desenvolver algum senso crítico.
    Se alguns funcionários da casa da música preferem puxar o saco da secretária de cultura é um direito de vocês,eu não sou funcionária da Fundacam,nunca fui e nem tenho pretenção de ser,mas vivi por muitos anos o clima do teatro,fui a vários festivais,sempre levando o nome de Campo Mourão,fui sócia do Clube da Cultura e como se dizem,sempre estive presente,sou do tipo de pessoa que consome cultura.
    E caro Jarutais (por acaso é aquele que ia dar aula bêbado?),se a carapuça serviu eu não posso fazer nada,sabemos que vc é da laia desse povo que acha que cultura se desenvolve com goles de pinga,diga-me,o que aconteceu com os grupos de teatro? porque nossa casa maior não tem mais espetáculos? o que aconteceu com o circo itinerante? o que aconteceu com o cultura vai aos bairros?
    Por favor,perdi a paciencia com pessoas do seu tipo,se quer responder,espere a ressaca passar,e não me venha com puxa-saquismos barato,senso crítico é bom.

    ResponderExcluir
  8. SEM COMENTÁRIO! O NÍVEL BAIXOU MESMO! NÃO É DONA VANESSA? SERÁ QUE É ESTE MESMO SEU NOME OU ESTÁ TRAVESTIDO NUM NOME FICTÍCIO PRÁ NÃO SE COMPLICAR. NINGUÉM TE CONHECE NA CULTURA, MADAME.

    E SOBRE ESTA PSEUDO-OFENSA, COISA BAIXA, BARATA NÃO ME ATINGE E ALÉM DO MAIS MOSTRA O TIPO E O NÍVEL DE CULTURA QUE A SENHORA TEM. ATÉ NUNCA POR AQUI. E NÃO ADIANTA QUE NÃO RESPONDO MAIS, NÃO VOU DESCER...

    ResponderExcluir
  9. NOTA DO BLOG:
    Obrigado a todos os leitores do BLOG DO ILIVALDO DUARTE, em especial a todos aqueles que utilizam desta ferramenta maravilhosa que é a oportunidade de postar comentários.

    Como vivemos e amamos esta nossa cidade, repleta de gente civilizada e querendo o bem comum e satisfeito com o número de comentários postados em apenas três semanas deste BLOG que é uma grande novidade na nossa mídia,
    peço a gentileza dos leitores quando da postagem de comentários que informem seu nome e e-mail (Verdadeiro) e que os mesmos sejam direcionados apenas apenas para expressar suas opiniões em um Fórum de debates, ideias e propostas e NÃO para provocações, agressões ou troca de acusações, como ocorreu no dia de hoje.
    Caso contrário, se este BLOG não atingir o seu verdadeiro objetivo, de discutir e debater ideias e propostas para o BEM COMUM, terei que usar (e não queria fazer isso) da censura para moderar os comentários.
    Tenho certeza que posso contar com vocês leitores inteligentes e de bom senso.
    Obrigado pela compreensão.
    Ilivaldo Duarte

    ResponderExcluir
  10. Que a cultura em Campo Mourão deixou de existir é fato! E ha muito tempo, diga-se. Tá certo que exista pessoas bem intencionadas, e eu acredito nisso. Assim como há o descaço por parte de nossos governantes (estado, município), também acredito nisso! Mas pessoal, sejamos francos e sinceros (no fundo do coração), Campo Mourão não é polo cultural e tampouco desenvolve políticas para o crescimento da cultura. Hoje não podemos dizer que queremos cultura, tampouco dizer que a cultura "vai bem", pois ela não existe... Então não adianta enaltecer o trabalho de nínguém, pois esta não tem as ferramentas para agir e solucionar... não tem o que solucionar.
    No mais, Ilivaldo tem razão no que tange ao calão do blog, há de se manter a calma e sermos sinceros e debater, debater muito se for preciso... mas, não se pode jamais se isentar de qualquer assunto, senão o blog perde a credibilidade, ou no mínimo, deixa de construir uma referência.
    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  11. Gente do céu! Todos têm direito de dar sua opinião, mas essa briga desvaloriza o blog do Ilivaldo que é tão cavalheiro, tão educado com seus entrevistados!...
    Lembro-me que a Regina fez um excelente trabalho, depois foi muito criticada. Idem o Hugo e a Edilaine. Agora é a vez da Sônia.Cada tempo é um tempo. Sempre há os que gostam e outros que não. Eu gostaria que a Cultura e a Educação não estivessem ligadas à política. É a briga política que respinga nas pessoas que estão à frente das referidas secretarias.São pessoas bem intencionadas, que amam o que fazem, mas que se veem amarradas no processo político. Muito triste isso especialmente para a cultura, para a arte, cuja essência é a liberdade de expressar o ser, o pensar, sentir e ver a realidade.
    Aproveito para agradecer o Paulo por ter citado meu nome em seu texto. Obrigada!
    Abraço a todos.
    Cida Freitas

    ResponderExcluir