20 de fev. de 2009

"Cai Nessa" homenageia Rádio Colméia amanhã na avenida

" A comunicação está no Ar. Se liga que o Cai Nessa vai passar- homenagem aos 50 anos da Radio Colméia". Este é o enredo do Bloco Cai Nessa que promete sacudir a avenida neste sábado à noite em Campo Mourão no Carnaval 2009. A Avenida Irmãos Pereira será palco de uma das maiores festas populares da "Capital do Centro Oeste do Paraná".

Trata-se de uma homenagem justíssima a primeira emissora mourãoense, destaque no livro "Campo Mourão – Centro do Progresso" do historiador, pesquisador, radialista Pedro da Veiga, nas páginas 167, 168 e 169.

O Carnaval começa às 20 horas com o início do desfile de rua com animação de quatro blocos carnavalescos da cidade e terminando com um bailão popular e a Banda Nova Tentação.
Pela evolução a cada ano que passa, mais de 5 mil pessoas estarão vendo a beleza, originalidade e criatividade dos artistas mourãoenses na avenida.
Desfilam pela ordem o bloco "Dinâmica", na categoria Iniciante e o enredo "Carnaval Alegre e Sadio". E logo após, surgirão os blocos "União Cidade Nova", com o enredo " Meio Ambiente-Vida que te quero viva"; BUp´s "Vamos para a avenida Desfilar e Carnavalizar- Uma História de Criança- Bup´s 10 anos", e depois o "Cai Nessa".

Inaugurada em 2 de agosto de 1959, a Rádio Colméia entrou no ar um ano antes, em 20 de agosto de 1958. Seus primeiros funcionários locutores foram Pedro da Veiga, Hains Ravache, Aroldo Tissot (isso mesmo, o Aroldo da Gazetinha) e José Ambrósio Neto.

Os pais do professor, advogado e colunista José Eugênio Maciel (Elza e Eloy Maciel), foram respectivamente, programadora e comentarista esportivo, pela então ZYS-63. Fica fácil entender porque por exemplo os filhos José Eugênio e o Enio Maciel, só para citar dois deles, tem impoluta veia artística.


História à parte, o Cai Nessa está de parabéns, pela felicidade de escolher um tema tão interessante e oportuno. Junta-se a festa popular e a história, retratando a cultura da nossa cidade e da nossa gente. Gente que fez, que faz; gente que aplainou os caminhos para a passarela do samba na Irmãos Pereira.

2 comentários:

  1. É isso Ilivaldo, realmente o Bloco "Cai Nessa" está de parabéns pela feliz iniciativa de homenagear uma instituição mourãoense que muito nos orgulha, com a junção de uma "festa popular e a história", homenageando radialistas do passado e do presente, que passaram pelos microfones da Rádio Colmeia.
    Sinto-me feliz, como primeiro locutor da emissora pioneira e, também, pela inspiração ao Birão e companheiros, com a história compilada do meu livro "Campo Mourão-centro do progresso".
    Abraços: Pedro da Veiga

    ResponderExcluir
  2. Que legal, a rádio Colmeia vai ser homenageada. Parabéns ao Cai Nessa e sucesso no blog.
    Abraços
    Neti Campos

    ResponderExcluir